Ibovespa
129.893,32 pts
(-0,13%)
Dólar comercial
R$ 5,71
(0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,41%)
Euro
R$ 6,16
(0,43%)

Novo semipesado Tector, da Iveco

Por Redação em 3 de dezembro de 2008 às 9h14 (atualizado em 18/04/2011 às 12h24)

Visando ampliar sua participação no mercado de semipesados no Brasil, a Iveco está lançando uma nova família de caminhões, a Tector, composta de uma variada gama de opções que possibilita a configuração em 16 versões diferentes, adaptando-se às diversas aplicações do segmento entre 16 e 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). O Tector traz uma versão 6x4 com câmbio de dez marchas, exclusiva no segmento, além de introduzir também na linha de semipesados da montadora no Brasil a versão cavalo-mecânico. O modelo é oferecido, assim, nas versões 4x2, 6x2 e 6x4 como cavalo-mecânico e plataforma.

O veículo é o quarto novo produto lançado pela Iveco no Brasil em pouco mais de um ano e será produzido na fábrica de Córdoba, na Argentina, e no Centro Industrial Integrado da Iveco em Sete Lagoas (MG), que também fabricará o motor Tector. O caminhão é baseado na mais recente versão do EuroCargo, introduzida em maior deste ano na Europa. Para seu lançamento na América Latina, o modelo foi totalmente reformulado para atender às condições da região, levando em consideração o clima, a topografia e a infra-estrutura.

O nome Tector, que rebatiza o modelo na América Latina, vem do motor que já equipa o EuroCargo, modelo que continuará em produção aqui no Brasil. O motor de 6 cilindros e 59 litros terá nova versão, com 250 cv de potência, 10 cv mais forte que a utilizada no EuroCargo, e 17% a mais de torque (total de 950 Nm) que o modelo anterior, o que faz dele, segundo a montadora, um dos mais potentes do segmento. Testes comprovaram que o motor eletrônico de 250 cv com injeção common rail consome até 4% menos combustível que a versão de 240 cv, e o motor Tector já vem homologado para utilizar o B5, cuja obrigatoriedade é só a partir de 2013, mas pode ser antecipada.

O freio motor tem três tipos de acionamento: automático, ativado pela folga do pedal de freio ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Para as aplicações que demandam manutenção de velocidade constante ou aplicações de tomadas de força, há a disponibilidade do piloto automático.

Novo semipesado Tector, da Iveco
O Tector oferece três opções de caixas de transmissão, que possibilitam a customização para aplicações específicas. As versões cavalo-mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 têm câmbio Eaton FS-6306B, de seis marchas sincronizadas, com opção de alteração da relação do eixo traseiro (duplo), ideal para aplicações com baú fechado, sider e carga seca. Na versão 6x2, é oferecida ainda a alternativa da caixa ZF 0S1110, de nove marchas sincronizadas, com eixo traseiro simples, opção indicada para quem roda em médias e longas distâncias. Já a versão plataforma 6x4 tem transmissão Eaton FTS 16108LL, de dez marchas, a única caixa sincronizada deste segmento. Este modelo traz ainda longarinas reforçadas para fazer frente às exigências de utilização do modelo. Todas as versões incorporam ainda um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil e que diminui em até 50% o esforço exigido para troca de marchas.

O novo modelo oferece como diferencial a capacidade de carga elevada. São 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 t no traseiro, superiores à Lei da Balança, na versão plataforma 4x2, que tem ainda eixo dianteiro com lubrificação nos cubos, trazendo maior longevidade aos componentes.
A versão cavalo-mecânico 4x2 tem entreeixos de 3.690 mm. As versões plataforma 4x2 e 6x2 possuem três opções de entreeixos: 3.690 mm, 5.175 mm e 5.670 mm (esta última a maior plataforma de carga do mercado). Na versão plataforma 6x4, são oferecidas as versões de 3.690 mm e 4.815 mm. Toda essa gama permite que se acople qualquer implemento ao novo Tector.

A cabine é oferecida nas versões curta e leito, com nova suspensão com molas helicoidais e amortecedores, aumentando o conforto durante as viagens. O interior oferece computador de bordo com múltiplas funções, volante exclusivo e coluna de direção com ajuste de altura e inclinação. O banco do motorista tem suspensão pneumática de série. A cabine leito tem cama rebatível e acesso a amplo espaço para a guarda de objetos. No exterior, o modelo traz pára-choque dianteiro pintado da cor da carroçaria, retrovisores grandes e amplo espaço para a exposição de logomarca.

www.iveco.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar