Ibovespa
129.893,32 pts
(-0,13%)
Dólar comercial
R$ 5,71
(0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,41%)
Euro
R$ 6,16
(0,43%)

Rodolatina e Camargo Corrêa Cimentos renovam parceria

Por Redação em 10 de novembro de 2008 às 16h23 (atualizado em 19/04/2011 às 15h17)

O contrato é valido para o período de 2008 a 2013 e está orçado em R$ 120 milhões

A Rodolatina, operadora logística especializada no transporte por silos, comemora a renovação do contrato que mantém com a Camargo Corrêa Cimentos, desde 2005, por mais cinco anos – para o período de 2008 a 2013. O valor estipulado para o novo período é de R$ 120 milhões.
 
Para a operadora, segundo Bruno Zibetti, diretor Financeiro e de Novos Negócios da empresa, trata-se de um negócio expressivo feito com a companhia responsável pelo terceiro maior complexo cimenteiro da América do Sul, cuja produção anual atinge 8,9 milhões de toneladas de cimentos – dos quais, 3,6 milhões no Brasil e 5,3 milhões na Argentina,  além de 2,3 milhões de metros cúbicos de concreto.

A operação começou em 2005 na fábrica da Camargo Corrêa, em Ijaci (MG), com a realização de transporte de cimento a granel através de caminhões-silo. “Com o tempo, fomos adicionando serviços e, hoje, mantemos no local um posto avançado, com um funcionário para realizar toda a gestão de pedidos da cimenteira, a maioria de fabricantes de concreto. Fazemos o carregamento e a expedição da unidade de produção”, detalha. A produtora recebe os pedidos e a operadora faz o planejamento e gerenciamento das entregas conforme a escala.

A partir de Ijaci, a Rodolatina realiza a operação para mais de 50 localidades, numa abrangência de 650 km, no entorno da fábrica, somando próximo de 600 clientes. De acordo com Zibetti, essa renovação está alicerçada nos níveis de satisfação aferidos pela Camargo Corrêa. “Um contrato com uma grande empresa reforça os planos de crescimento pretendidos pela Rodolatina, além de representar para a Camargo Corrêa a certeza de não ficar sem transporte para seus produtos em momentos de demanda aquecida”, explica.

Para dar conta da empreitada, a Rodolatina mantém hoje uma frota de 300 caminhões próprios, multimarcas, acima de 400 cv, dos quais mais de 90% compõem carretas-silo – 65% delas na configuração bi-trem.  “Até o final de novembro deste ano vamos receber mais 100 conjuntos, no valor de     R$ 50 milhões. E já estamos avaliando a programação para 2009 e refletindo sobre nossas próprias práticas, para melhorá-las”, diz Zibetti.

Além de fazer a escolha dos equipamentos de acordo com o escopo das operações realizadas, a Rodolatina, segundo o executivo, promove aperfeiçoamentos contínuos com vistas a otimizar todo o processo da cadeia. “Fomos os primeiros a adotar o bi-trem silo – em 1998 – com parceria da Randon. Mais recentemente passamos a equipar a frota com compressores para facilitar a descarga do produto, sem exaurir o motor do cavalo”, comenta. Na prática, durante o processo de descarregamento, o veículo é desligado e o compressor faz a função em separado. O benefício é a economia de combustível, a eliminação de fumaça e a minimização do desgaste precoce do motor.

Segundo Zibetti, ainda não houve impacto das ocorrências negativas do cenário mundial na construção civil brasileira. Portanto, a empresa segue confiante em seus planos enquanto avalia o contexto macro-econômico e os possíveis reflexos nos negócios da empresa.
 
Operação

Além do atendimento à operação da unidade da Camargo Corrêa Cimentos em Ijaci (MG), a Rodolatina é responsável pelo transporte de cimento a granel e do coque de petróleo moído, pela mão-de-obra nas operações de carregamento e expedição e pela programação de atendimento ao transporte das unidades de Pedro Leopoldo (MG) e Apiaí e Jacareí (SP).

Segundo Marcelo Borelli Figueiredo, gerente de Supply Chain da Camargo Corrêa Cimentos, a renovação com a Rodolatina está embasada no desempenho operacional e no cumprimento das entregas do volume de pedidos previamente planejados. “A programação é feita, no final de todo mês, em uma ‘Reunião de Análise Crítica’, para avaliar o andamento do mês corrente e a validação dos volumes para o próximo mês”, explica o executivo. Na ocasião participam do encontro os parceiros de transporte, as equipes da Produção, Suprimentos, Comercial e Logística da cimenteira, para discutir os gargalos, disponibilidades, planos de manutenção, demanda do mercado entre outros assuntos pertinentes. “Os pedidos são colocados no sistema pela Central de Atendimento, com programação para o mês corrente, ou então com 24 horas de antecedência para atender pedidos spot.”

E a movimentação é intensa. O volume de outbound de cimento a granel é de aproximadamente 55 mil toneladas por mês, que representa 30% do montante total de cimento expedido pela unidade – entre granel e ensacado. Do montante a granel a Rodolatina detém 100% do serviço de gestão e atendimento.

Quanto às expectativas, a Camargo Corrêa está em fase de planejamento do ano vindouro, porque, em face da crise, a empresa está fazendo uma avaliação sobre impactos para promover possíveis ajustes na operação.

www.rodolatina.com.br

www.caue.com.br

 

 

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar