MRS será a primeira empresa a receber o equipamento fabricado no Brasil
A GE anunciou, no último dia 16 de junho, que passará a fabricar no Brasil locomotivas de grande porte de corrente alternada. Para isso, a companhia transferirá tecnologia para a fábrica de Minas Gerais, além de investir no Centro de Excelência de Engenharia, em Contagem (MG), porém não divulga o montante destinado às melhorias.
Segundo o presidente da divisão da GE Transportation na América Latina, Rafael Santana, o plano é ter um centro de excelência global de locomotivas no estado de Minas Gerais. “A transferência desta tecnologia de corrente alternada é um importante passo nesse sentido”, diz.
E já há contratos de entrega de locomotivas firmados. A MRS Logística receberá, no próximo mês de outubro, a primeira AC44 produzida no Brasil. De acordo com a empresa, as locomotivas de corrente alternada possuem rendimento superior se comparado às versões de corrente contínua e contribuirão para com o aumento da produtividade no setor ferroviário. Isso porque, uma aplicação padrão permite a substituição de quatro locomotivas por três na composição de um trem. Uma redução significativa.