As vendas acumuladas entre janeiro e maio deste ano superaram 4.300 unidades, um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2007
Com o aquecimento do mercado e as ferramentas de financiamentos atraentes, as montadoras têm registrado crescimento nas vendas mês a mês acima das expectativas. Somente no mês de maio a fabricante comercializou 3.636 unidades no total, consolidando uma participação de 34,7%, num mercado global de 10.479 unidades. No acumulado de janeiro a maio deste ano, as vendas somaram 15.692 caminhões, liderando o mercado com 31,4% de participação. Este resultado é 33% superior em relação a idêntico período de 2007.
No segmento de veículos comerciais pesados a Mercedes-Benz não só é campeã, como acaba de atingir o recorde histórico no mercado brasileiro em um único mês, considerando todos os fabricantes. Em maio a montadora comercializou 1.010 unidades do Axor, superando as próprias estatísticas de caminhões desta faixa que atingiram volumes de 865 unidades em abril e 839 em março deste ano. Estes números colocam o modelo Axor 2540 no topo do ranking de vendas, com um incremento na evolução das médias mensais desde 2006, quando foram comercializadas 390 unidades por mês. Em 2007 houve um crescimento para 650 unidades e nos primeiros cinco meses de 2008 para 860.
“A crescente aceitação dos caminhões pesados da marca pelos clientes é liderada pela linha Axor, com 27% de participação no mercado”, diz Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo a fabricante, os fatores que têm sido decisivos no desempenho das vendas, além dos aspectos técnicos de rentabilidade e robustez, são os pacotes de produtos e serviços e os contratos de manutenção, vistos como vantagens importantes pelos clientes. Tanto que, a própria rede de concessionários da marca, que conta com mais de 200 pontos de atendimento pelo Brasil, oferece um suporte diferenciado aos usuários do segmento de pesados, através do Axor Center – uma estrutura de mais de 40 unidades, com equipes exclusivas para prestar um atendimento rápido e devolver o veículo prontamente para não comprometer a operação.