Primeiro terminal marítimo será responsável pelas operações de transbordo de celulose
Com o objetivo de implantar o primeiro terminal marítimo do Porto do Rio Grande na margem leste, em São José do Norte (RS), a Aracruz Celulose começou no dia 17 de maio os preparativos para o novo empreendimento com o descerramento da placa de lançamento pela governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. O projeto da empresa será exclusivo para a utilização do transporte marítimo, em operações de transbordo das cargas das barcaças vindas de Guaíba para os navios encarregados da exportação – o principal mercado de negócios é a Ásia, com destaque para a China.
Com sua margem oeste totalmente ocupada pelos oito terminais privados e um público e pelos novos projetos que incluem três terminais (contêineres, produtos florestais e fertilizantes), o porto dá assim inicio à ocupação na margem leste com o novo terminal, denominado Giuseppe Garibaldi, dentro da área do Porto Organizado. A previsão é do início das obras no primeiro trimestre de 2009 e a entrada em operação no segundo semestre de 2010.
Com investimentos iniciais de R$ 120 milhões, em uma área de 64 hectares, o terminal integra o projeto de expansão da Aracruz no estado, mais especificamente da área de logística de exportação de celulose, que requer o terminal de carregamento de celulose na unidade de Guaíba, a dragagem do canal de acesso ao terminal da unidade, a disponibilidade de navegabilidade na hidrovia Guaíba – Lagoa dos Patos, barcaças para transportar celulose e o terminal propriamente dito.
Segundo Walter Lídio Nunes, diretor de Operações da Aracruz, o terminal terá capacidade para operar três barcaças e dois navios, devendo movimentar 1,8 milhão de toneladas/ano, o que representará um crescimento de aproximadamente 5% na movimentação do Porto do Rio Grande, considerando-se a projeção de crescimento do porto para 2010. Durante a implantação, serão gerados cerca de 850 empregos diretos e 4,2 mil indiretos – quando estiver em operação, esses números passam para 130 diretos e 650 indiretos.
Ampliação do calado
O terminal marítimo da Aracruz irá operar com um calado de 40 pés, conforme previsto nos projetos da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística do RS (Seinfra). Atualmente a área onde ficará o terminal, localizada em frente ao canal do Norte, tem 40 pés de calado natural – no entanto, o canal que fará a ligação entre o canal do Norte e o do Superporto (em frente ao Píer Petroleiro), permitindo a entrada e saída de navios na Lagoa dos Patos, conta hoje com apenas 31 pés.
Já com o objetivo de implantar terminais na margem leste com 40 pés, a Suprg executou estudos para definir o traçado geométrico do canal de ligação, visando o seu aprofundamento. Com esses dados a superintendência iniciou a elaboração do projeto para a execução da dragagem do canal de ligação, que deve remover 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimento, com investimento em torno de R$ 20 milhões.
O aprofundamento do canal de ligação também beneficiará o Porto Novo do Rio Grande, visto que ele também é responsável por ligar o cais público ao Superporto. Com a execução dessa obra poderá ser aprofundado o calado do Porto Novo de 31 para 40 pés, que atualmente já conta com dois berços de atracação preparados estruturalmente para operar com essa profundidade.