Companhia de agenciamento de carga aérea tem como meta expandir negócios e consolidar atuais operações
Iniciar a operação em novos segmentos de mercado e consolidar o trabalho em suas unidades próprias – São Paulo (matriz) e filiais em Manaus, Brasília, Curitiba e Camaçari (BA). Estas são as estratégias traçadas pela Platinum Cargas Aéreas para o ano de 2008. Segundo o gerente Comercial, Iltenir Júnior, a meta da empresa é oferecer a capacidade instalada aos clientes para que eles possam crescer de maneira sólida e consistente. Entre os setores atendidos, destaque para empresas de telecomunicações, eletroeletrônicos, informática, autopeças, editoras, gráficas e cosméticos.
Para isso, a companhia iniciou, ainda em 2007, alterações estruturais. A mais significativa foi a mudança de endereço da matriz. Antes sediada em Barueri (SP), atualmente está instalada em Guarulhos (SP), próximo ao aeroporto de Internacional de São Paulo – terminal responsável por 80% das cargas embarcadas e recebidas pela Platinum. A unidade proporcionou maior agilidade operacional. Júnior reconhece que muitas vezes prazos de entrega não eram cumpridos devido à distância e condições adversas de trânsito até o aeroporto.
Desafios
O executivo ressalta as dificuldades de implementar a estratégia. “Há oito anos, o mercado contava com uma quantidade maior de companhias aéreas que possuíam aeronaves cargueiras e viam o agente de cargas como seu principal cliente. Além disso, havia uma malha aérea que atendia o território nacional de ponta a ponta. Hoje, as companhias aéreas têm seu foco principal nos passageiros e as poucas cargueiras atuam basicamente no corredor industrial, unindo a zona franca de Manaus ao estado de São Paulo e realizando serviços para a rede postal noturna (RPN) dos correios”, lamenta.
Na opinião de Júnior, a matéria-prima dos agenciadores de carga aérea são as empresas transportadoras e qualquer mudança, como a saída de alguma companhia do mercado ou mudança no perfil das aeronaves, afeta o negócio, limitando a capacidade de oferta de serviços. O gerente, contudo, se antecipa aos acontecimentos. “Temos que ser mais criativos e buscar outras formas de atuação, como integrar a logística dos diferentes modais”, afirma.