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Le Havre divulga estratégias

Por Redação em 18 de abril de 2008 às 15h03 (atualizado em 20/04/2011 às 14h57)

Porto francês investe para atrair empresas brasileiras

Representantes do Porto de Le Havre, primeiro terminal francês para comércio exterior e tráfego de contêineres, presentes no Brasil aproveitaram a Intermodal para divulgar ao empresariado a estrutura do terminal e os investimentos previstos para melhorar a operação.

Os números revelam a grandiosidade do porto. Le Havre conta com 1,2 milhão de metros quadrados de entrepostos, sendo 300 mil metros cúbicos com temperatura controlada. Outros 600 mil metros quadrados de área de armazenagem já estão projetados. Em 2007, o local movimentou 80 milhões de toneladas de produtos e 2,63 milhões de TEUs para 27 países, beneficiando um total de 450 milhões de consumidores.

Segundo o diretor Comercial, Pierre-Yves Collardey, ainda não há empresas brasileiras utilizando as estruturas de Le Havre. Produtos nacionais, contudo, são manipulados no porto. Dados informam que, por semana, são quatro saídas para o Brasil e quatro chegadas de embarcações porta-contêineres. “Não temos preferência, recebemos itens de todos os tipos, mas estamos interessados, por exemplo, em etanol e produtos com temperatura controlada, como frutas e peixes”, diz.

Collardey, ressalta que o objetivo é tornar Le Havre uma porta de entrada dos produtos brasileiros na Europa. Para isso, divulga os investimentos previstos e afirma que o terminal possui custos portuários similares aos demais portos do continente, tornando-o importante centro logístico. “Todo ano investimos de um a dois milhões de euros no terminal”, frisa o executivo.

Uma das iniciativas está relacionada à construção de uma segunda eclusa. Collardey anuncia que nesta obra será investido cerca de um bilhão de euros, aplicados pela autoridade portuária e operadores do porto. A meta é melhorar o fluxo interno no porto. Faz parte do plano de investimento, também, a construção de um terminal multimodal. “Esta infra-estrutura é importante para agilizarmos o modal ferroviário”, resume.

www.havre-port.fr

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