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Santos Brasil arrenda terminal em Santa Catarina

Por Redação em 4 de abril de 2008 às 16h25 (atualizado em 20/04/2011 às 15h07)

Prazo de 25 anos para ocupação de terminal em Imbituba é renovável

Por meio de sua subsidiária integral, a Wedelia Participações, a Santos Brasil Participações foi a vencedora no processo licitatório conduzido pela Companhia Docas de Imbituba (CDI) para o arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba, no estado de Santa Catarina, pelo prazo de 25 anos (renovável por igual período). O contrato será assinado na próxima semana em Brasília, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e feito o pagamento de R$ 120 milhões.

Segundo a empresa, a aquisição do terminal tem como objetivos ampliar a liderança no segmento de movimentação de contêineres pelo estabelecimento de uma nova base de operações na região sul do país, e fortalecer a estratégia de expansão em terminais com potencial para operar como concentradores na região em que se inserem. A licitação é a primeira dentro da nova modelagem para projetos de arrendamento de áreas de portos públicos elaborada pela Antaq.

A nova concessão é vista pela Santos Brasil Participações como a abertura de um amplo leque de oportunidades: a primeira é decorrente da localização geográfica do terminal (96 km de Florianópolis, 380 km de Porto Alegre e 396 km de Curitiba), o que permitirá o atendimento aos três estados na região em que se movimentam cerca de 31% dos contêineres do país. O segundo motivo é o fato de Imbituba ser um porto marítimo, sem limitações físicas para receber navios de grande porte.

A terceira razão é a possibilidade de expansão da capacidade, que segundo cálculos da empresa pode chegar a 950 mil TEUs/ano a longo prazo, de acordo com a demanda. Finalmente, o quarto motivo citado está diretamente relacionado ao primeiro e refere-se ao potencial de captação de cargas, principalmente em todo o estado de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, entre as quais produtos refrigerados (frangos, suínos e frutas), móveis e industrializados de madeira, produtos da indústria metalmecânica, cerâmica e fumo.

Ampliação na movimentação

A movimentação de contêineres em Imbituba teve início em 1990 e, no ano passado, o número de TEUs operados chegou a 18 mil, principalmente na exportação de produtos de madeira, fumo, cerâmica e frango congelado. A configuração atual do cais acostável e do pátio disponível permite operar até 150 mil TEUs/ano.

O plano de expansão da Santos Brasil Participações contempla a extensão do atual cais acostável, sendo possível a construção de mais um berço que, aliado  utilização parcial do berço público já existente, elevaria a capacidade do porto. Para tanto, o capital a ser utilizado (incluindo a aquisição de equipamentos) está orçado em R$ 283 milhões. O projeto contempla uma expectativa de movimentação de 570 mil TEUs/ano em 2013, com margem EBITDA atingindo 48% no décimo ano de operação.

www.santosbrasil.com.br

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