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OmniLink avança na compra de empresas

Por Redação em 3 de abril de 2008 às 11h02 (atualizado em 20/04/2011 às 15h14)

Após aquisição da Rodosis, fabricante de sistemas de monitoramento e
rastreamento incorpora a Control Loc

Para ganhar competitividade no crescente mercado de sistemas de rastreamento e monitoramento, a OmniLink continua implementando o processo de aquisições – iniciado no final do ano passado com a compra da Rodosis –, desta vez adquirindo a totalidade das ações da Control Loc, antiga adversária do mercado. Com essa expansão, a fabricante passa a controlar uma frota de mais de 40 mil veículos comerciais.

Sem comentar os números da transação, mas confirmando a participação do grupo de investimentos nacional Pátria, o presidente da OmniLink, Cileneu Nunes, confirma que o objetivo da empresa é consolidar a segunda colocação no ranking do mercado e “partir para cima” da líder, aumentando não só a fatia de participação no mercado, como também a receita, que saltará de R$ 52 milhões em 2007 (só o resultado da OmniLink) para R$ 130 milhões neste ano, somando todas as marcas. “Com a aquisição da Rodosis, no final do ano passado, e agora a Control Loc, estamos ampliando o foco da empresa não só nos setores de rastreamento de veículos de cargas e recursos de telemetria, como também no desenvolvimento de produtos voltados para a operação logística”, antecipa o executivo. A previsão é a de que uma nova ferramenta, já em desenvolvimento, esteja disponível no mercado no segundo semestre deste ano. Porém sem valores de investimentos finalizados.

Com mais de 10 anos no mercado, a Omnilink criou o conceito “inteligência embarcada” e foi pioneira também na adoção da telefonia celular na comunicação de rastreadores, fatores que engrossaram a carteira de clientes com nomes de grandes transportadores, operadores logísticos, embarcadores de cargas e gerenciadores de riscos. Já a Control Loc, com seis anos de existência, destacou-se no desenvolvimento do sistema de telemetria Volksnet, tornando-se provedora de serviços exclusivos da Volkswagen Caminhões, com foco no controle de frota urbana de distribuição de bebidas. “Antes as duas empresas viviam se ‘arranhando’, agora, juntas, tornam-se uma potência no mercado nacional de rastreamento de veículos, voltadas às frotas de serviços, de transporte de carga rodoviária e distribuição urbana”, comenta o executivo.

Com a soma dos recursos disponíveis de ambas as partes, o mercado passa a contar com um grupo hegemônico e maior sinergia das áreas de engenharia, suporte, filiais e pontos de apoio e redes de assistência técnica, totalizando 50 unidades de atendimento no país.

A previsão de Nunes é a de que, nos próximos meses as três empresas – OmniLink, Rodosis e Control Loc – estejam legalmente unificadas em um único CNPJ, mas a marca Control Loc será mantida, preservando a identidade reconhecida pelo mercado. “A união beneficiará todos os clientes que passam a contar com um diversificado portifólio de produtos e serviços das empresas”.

Evolução

De acordo com o presidente, a tendência deste segmento aponta para as fusões. “Há pouco espaço para as empresas pequenas e médias devido à necessidade de elevados e constantes investimentos em tecnologia e infra-estrutura de suporte e apoio, com atendimento 24 horas, sem contar os custos com a conexão via satélite, que exigem volume para viabilizar a economia de escala”, comenta. Além disso, para desenvolver, produzir e manter o hardware “é preciso ter massa crítica”, lembra. Hoje, a Omnilink investe 8% de sua receita bruta em desenvolvimento tecnológico. Para o executivo, esses fatores inibem a possibilidade de o mercado absorver mais empresas, a poderá se resumir em dois grandes players futuramente.

Atualmente, o mercado brasileiro conta com 180 mil veículos de transporte de cargas rastreados (veículos mais a mercadoria), podendo alcançar 300 mil se forem computados somente os cascos – só os veículos sem as cargas.

Para Nunes, no Brasil o roubo de cargas é muito elevado, chegando a somar o prejuízo de R$1,2 milhão por ano (dados de 2007), volume acompanhado de perto pelo México e Rússia. “Temos que acabar com a roubalheira no país punindo também os receptadores das cargas roubadas. Caso contrário, nenhuma lei vai funcionar”, desabafa.

Produtos

O sistema OmniLink utiliza ferramentas de tecnologias da informação para realizar o controle, rastreamento e localização de veículos. Elas adotam recursos de localização por satélites GPS (Global Positioning System), comunicação de dados por telefone celular ou satélite e programação avançada de software.

O carro-chefe entre os produtos é o rastreador inteligente RI 4454 Max Turbo, responsável por mais de 50% das vendas, que se destaca por integrar duas operadoras de comunicação via celular (TIM e Claro), para garantir maior segurança e rastreamento na operação. Há ainda as versões RI 4464 Max Turbo, RI 4484 Max Turbo, Saver Turbo e Saver.Net.

www.omnilink.com.br

 

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