A expectativa da empresa é aumentar o faturamento de 30% a 40%
A Simec, empresa especializada em comércio e locação de empilhadeiras elétricas, desde fevereiro disponibiliza ao mercado uma nova modalidade para aquisição dos equipamentos, o consórcio. O gerente de Marketing da companhia, Rodrigo Milharese, explica a iniciativa. “Percebemos que nossos clientes, além da necessidade de adquirir o produto, precisavam de uma solução financeira, pois o preço dos equipamentos, em sua maioria importados, dificultava o financiamento”, diz.
Milharese conta que o consórcio foi a iniciativa adotada uma vez que permite ao comprador programar a compra ou a renovação das empilhadeiras. As taxas administrativas são outros atrativos. A mais alta delas, calcula o gerente, gira em torno de 0,30% ao mês – cobrada no menor prazo de aquisição. Os planos de compra variam de 24 a 80 meses.
O executivo informa a dinâmica do processo. De acordo com ele, a empresa interessada em adquirir uma empilhadeira compra uma cota de consórcio, nos mesmos moldes do sistema adotado pela indústria automotiva, por exemplo. A retirada do produto é possível por meio de sorteio ou a efetivação de um lance. Vale lembrar que, se o cliente for sorteado, mas não demonstrar interesse em retirar o equipamento, poderá manter sua cota no saldo da Simec e retirar o valor, corrigido, ao final do plano.
O gerente de marketing reconhece que, num primeiro momento, os frotistas são os principais clientes. “Em março, já vendemos R$ 300 mil em cotas”, frisa, garantindo que a meta até o final do ano já está estipulada. O executivo espera que, depois de consolidada a operação de consórcio, ao final do ano o serviço aumentará de 30% a 40% o faturamento da Simec. Em 2007, a empresa faturou R$ 5,5 milhões.