Terminal terá novo berço e área de armazenagem ampliada
O início desta semana marca a segunda fase das obras de melhorias no Porto de Itajaí. O trabalho, agora, se concentra no estaqueamento do novo berço de atracação do Porto de Itajaí. A obra integra o projeto de expansão do terminal e está sob responsabilidade do Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi).
O novo berço terá 285 metros de comprimento e aumentará a capacidade de atracação do Teconvi, que hoje recebe em média 70 navios por mês. Os trabalhos envolvem, ainda, o reforço do berço 1, ampliação da área de armazenagem de contêineres e realocação do prédio da Marinha, atualmente localizado próximo ao terminal. A previsão é de que todas as obras estejam concluídas após 18 meses e demandem investimentos acima de R$ 100 milhões.
De acordo com o gerente Comercial do Teconvi, Wlademir Xavier, são obras complexas de serem realizadas pela proximidade com a comunidade e por estarem em uma área em que o porto se encontra em operação. “Temos como prioridade minimizar os impactos negativos na comunidade local durante as construções, ou seja, ruídos e poeira”, diz.
Histórico
Além das obras civis, o projeto de expansão já incluiu a implantação de um sistema operacional (leia mais no link https://www.tecnologistica.com.br/site/5,1,16,20359.asp ), aquisição de equipamentos e treinamento para funcionários diretos e indiretos do terminal.
Os trabalhos de modernização e expansão do Teconvi iniciaram em 2003 e envolveram a compra de 18 reach-stackers, três guindastes de grande porte e a construção da área B – espaço com 18 mil metros quadrados para depósito de contêineres. Foram construídos, também, novos gates e o prédio que abriga a sede administrativa do Teconvi. No local, serviços integrados foram disponibilizados aos usuários a partir da presença de funcionários da Receita Federal e do Porto de Itajaí. Nesta fase, R$ 70 milhões foram investidos.
O Teconvi responde por 100% da movimentação de contêineres no Porto de Itajaí desde 2001, quando se tornou arrendatário das instalações portuárias.