Ibovespa
130.216,72 pts
(0,12%)
Dólar comercial
R$ 5,70
(0,68%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,30%)
Euro
R$ 6,16
(0,44%)

Aquisição cria líder europeu em soluções de distribuição

Por Redação em 20 de dezembro de 2007 às 14h41 (atualizado em 06/05/2011 às 9h58)

Grupo Generix compra a Infolog Solutions e amplia abrangência com soluções voltadas ao supply chain management

O grupo francês Generix, especializado em sistemas de gestão comercial e de distribuição, anunciou no final de novembro a compra da totalidade do capital da também francesa Infolog Solutions, especializada no desenvolvimento e fornecimento de softwares para a gestão da cadeia logística. O novo grupo formado pela fusão das duas será um dos líderes no fornecimento de sistemas para o comércio e o SCM na Europa, com faturamento anual de aproximadamente 70 milhões de euros, 550 colaboradores e uma carteira de seis mil clientes. O valor declarado da aquisição foi de dez milhões de euros em cash, mais a emissão de um milhão de ações da Generix, representando 7% do capital após a conclusão.

Com mais de 410 colaboradores e faturamento anual de 46 milhões de euros, o Grupo Generix é especializado na oferta global de sistemas para gestão dos fluxos e trocas inter-empresas. As soluções estão presentes em companhias de diversos setores de atividades, como agro-alimentar, produtos de alto consumo, varejo, automotivo, saúde e transportes. O Grupo conta com mais de seis mil clientes em 30 países, incluindo empresas como Nestlé, Unilever, Cadbury, Metro, Sara Lee e Leroy Merlin, entre outros.

Já a Infolog Solutions atende a uma gama de 160 clientes, com soluções instaladas em 750 sites em 26 países, com ênfase para as empresas industriais, de grande distribuição e prestadores de serviços logísticos (PSL). Com 165 funcionários, a empresa teve em 2006 um faturamento global de 17 milhões de euros.

Com sede em Paris, a empresa está presente na Espanha e Itália, com filiais em Madri e Milão, respectivamente, e na América no Norte, por meio de uma sociedade com Albert Goodhue, com atuação no Canadá e Estados Unidos. A América Latina é atendida pela Infolog Latin América (ILA), com sede em São Paulo e presença na Argentina e Chile através da operadora logística Ryder, com o WMS instalado em centros de distribuição da Nestlé e da Unilever.

Em 2007, a Infolog teve implantações importantes em clientes diferentes como a Heineken, na Espanha, a fabricante de Champanhe Pommery, na França, a rede de distribuição de café Van Houtte, no Canadá, a Hermès, no Japão, entre outros, além de implantações mundiais no Carrefour, na Danone e na Waters. Para a rede de luxo Louis Vuiton, a Infolog fez duas implementações na França e prepara, para o próximo ano, a entrada em CDs da Rede no Japão e Estados Unidos.

A união acrescentará à Generix funções de execução logística e de rastreabilidade que são estratégicas para quem atua na cadeia de distribuição, trazendo uma solução global de alto valor agregado para os distribuidores, seus fornecedores e prestadores de serviços logísticos. O novo conjunto de soluções oferecido forma uma plataforma integrada de serviços que permitem o tratamento e a sincronização dos fluxos físicos, logísticos e financeiros. No plano comercial, permitirá o cross-selling da carteira de clientes internacionais das duas empresas.

De acordo com Jean-Charles Deconninck, presidente do Conselho do Grupo Generix, “a aquisição da Infolog é hoje uma oportunidade essencial para melhor respondermos aos desafios essenciais da distribuição. Com as soluções de gestão do transporte (TMS) e gestão da armazenagem (WMS) da Infolog, a Generix completa e verticaliza ainda mais sua oferta com soluções essenciais ao desempenho dos clientes. Com a operação, o Grupo Generix inicia uma nova etapa do seu desenvolvimento”.

Infolog cresce no Brasil

A Infolog Latin América (ILA), que representa a empresa na região, comemora seu crescimento no Brasil – onde está desde 2005 – com a implantação, este ano, de seu software de gerenciamento de armazéns Infolog WMS em novos sites, como nos CDs do Carrefour do Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa. As duas primeiras foram feitas em parceria com o operador ID Logistics Brasil e a terceira diretamente com a rede varejista. A empresa está presente ainda em clientes como a Arvin Meritor e Leroy Merlin, estes também em parceria com a ID.

No país, a empresa conta com doze funcionários e o suporte de um executivo da França. Para 2008, a ILA prevê a instalação do WMS no Carrefour de Manaus, em parceria com a Ceva Logistics, em Brasília, Rio Grande do Sul (Esteio) e Minas Gerais (Contagem). A Ceva, aliás, tem demonstrado muito interesse no WMS Infolog e tem mais projetos previstos envolvendo a solução.

Na implementação de suas soluções, a ILA trabalha em parceria com a Spencer, provedora de soluções de computação móvel, mobilidade e coleta de dados, com larga experiência na nova tecnologia de voice picking e projetos com cobertura de radiofreqüência. A parceria inclui também a participação da gigante mundial IBM, com a solução System i5 (iExpress), na parte de integração, segurança e distribuição das soluções, além da oferta e financiamento. A ILA vem participando de roadshows pelo país promovendo seus produtos junto aos clientes da IBM. “Vamos inclusive aparecer dentro do website da IBM como parte de suas soluções Built on IBM Express Advantage Offerings”, afirma Philippe Poincelet, diretor geral da ILA.

O Infolog WMS pode rodar em plataforma Unix, como no caso do site do Carrefour em João Pessoa, o primeiro no país a operar nesta plataforma. Além da IBM, as soluções também podem rodar em outras plataformas, como a Windows. A Infolog desenvolve parceria com a Intercompany para distribuição e suporte das soluções, que atende tanto à IBM quanto à Microsoft.

De acordo com o responsável pelo Desenvolvimento Internacional da Infolog, Frank Vallet, um dos grandes diferenciais do WMS, além do peso dos parceiros, é a presença mundial. “Somos realmente internacionais, com presença em 26 países. Em 2007, fizemos instalações em locais tão diferentes como Romênia, Tailândia, Canadá, Brasil e Japão, por exemplo. Isto nos dá uma visão global das necessidades dos clientes”, afirma ele, ressaltando que, apesar de estar presente em grandes clientes, a solução também se adapta a pequenas e médias empresas, entre cinco e 40 usuários.

Outras vantagens apontadas por Vallet são a plataforma técnica flexível, a interface amigável do sistema e sua fácil integração aos ERPs e demais sistemas corporativos.

A empresa prepara, para o primeiro trimestre de 2008, o lançamento no Brasil de seu TMS, software para gestão de transportes. Poincelet explica que o sistema está sendo tropicalizado e que a ILA procura parceiros para integrar a solução, como faz com o WMS. “Não queremos desenvolver soluções que já existem, nem tentar construir o conhecimento do mercado a partir do zero, pois já existem empresas aqui com este conhecimento com quem podemos trabalhar, como a própria IBM e a ID, com quem já operamos o TMS em alguns clientes mundiais”, diz o executivo.

A ILA estuda também o lançamento no país outras soluções, mas ainda sem previsão, como a de Gestão de Rastreabilidade, GTS, e a plataforma GLS, que gerencia toda a cadeia logística. A solução já está presente em clientes como a Andros e a Conforama, ambos na França, e está sendo instalada também no Carrefour Espanha.

www.infolog-solutions.com

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar