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FedEx incentiva pequenas e médias empresas

Por Redação em 12 de dezembro de 2007 às 15h27 (atualizado em 20/04/2011 às 16h29)

Companhia cresce 13% acima da expectativa, lança produtos e inaugura nova unidade operacional em Blumenau

A FedEx Express Divisão América Latina e Caribe, fornecedora de logística global, presente em mais de 50 países e territórios na região, está comemorando os resultados parciais obtidos no mercado no ano de 2007.

No exercício fiscal da empresa, que começou em maio passado e terminará em junho próximo, o volume de importações teve um incremento 13%, acima do esperado (a empresa não revela dados sobre receita). E a explicação, segundo o diretor geral executivo de Operações para o Brasil e Cone Sul, Carlos Ienne, está relacionada com a acentuada queda do dólar, motivada pela crise imobiliária e financeira nos Estados Unidos. “Tínhamos projetado o valor do dólar no máximo em US$2,10 em relação ao real, mas com as sucessivas baixas, a moeda permaneceu na casa de US$1,70, favorecendo o incremento das importações e conseqüentemente o barateamento do frete aéreo”, comenta.

Neste ano a companhia consolidou sua posição no mercado, através de algumas iniciativas, tais como: o lançamento do novo produto TS (Transportation Solution), composto de um conjunto de serviços que viabiliza a entrega das encomendas em quatro ou seis dias úteis por um valor único; a incorporação de mais uma aeronave MD-11 à frota (com capacidade para 77 toneladas de cargas), para realizar operações às sextas-feiras, em geral para os Estados Unidos (Memphis); a aquisição de novos utilitários Sprinter e mais três caminhões para cobrir o trecho São Paulo – Aeroporto de Viracopos (Campinas) – local onde a companhia planeja ampliar suas operações.

Programas de incentivo

Como no Brasil a FedEx não realiza transporte expresso doméstico, ela tem incentivado a participação de pequenas e médias empresas  no transporte  internacional. Para enviar remessas simples ou para diversos destinos nos Estados Unidos, a companhia oferece uma gama de serviços que atendem às diversas necessidades de seus clientes.

Segundo a empresa, no ano passado os 18 mil estabelecimentos existentes no mercado brasileiro foram responsáveis por 10,7% das exportações brasileiras, registrando nos dois últimos anos um montante equivalente a US$1,2 bilhão. O segmento de pequenas e médias empresas foi responsável por 76% de toda a movimentação deste mercado, contra 20,2% de grandes companhias, no ano de 2006.    Por essa razão, a especialista em carga expressa, decidiu dar ênfase a esse universo empresarial, com a oferta de um serviço específico denominado FedEx Pymex Membership. Trata-se de um programa de incentivo e consultoria a pequenos e médios  empresários que desejam exportar ou aumentar suas remessas para o exterior. Entre as empresas com maior potencial de crescimento destacam-se as produtoras de mini-vegetais, flores, produtos farmacêuticos e têxteis.

Para assegurar aos associados do Pymex bons resultados, a FedEx realizou diversos acordos, benefícios e ferramentas de fomento à exportação, tais como seminários gratuitos, consultoria via internet e telefone e desenvolvimento de embalagens especiais. Desde 2005, cerca de 520 empresas já foram beneficiadas pela iniciativa. “Na América Latina há 1.646 inscritas nesta modalidade de serviço”, conta o executivo.

O “Yellow Pages Brazil (YPB)”, uma espécie de vitrine virtual de comércio global, oferece descontos entre 25% a 40% para quem apresentar seus produtos no portal; treinamento para o transporte e embalagens de cargas perigosas, além de soluçòes para o trânsito internacional de mercadorias acondicionadas em suportes e embalagens e cursos e publicações etc.

 Os associados também são beneficiados pelo “Exporta, São Paulo”, projeto de incentivo do governo paulista,  no qual a Fedex Pymex Membreship mantém um módulo chamado “Logística de Exportações e importações e Operações Simplificadas” no seminário “Exportar para crescer”; e o Pymex Envie & Ecomize, um programa exclusivo que permite às empresas obterem descontos de 25% nas suas exportações, no momento em que fizerem a inscrição no site  fedexpymex.com.

Posição atual

A unidade de negócios da América Latina da FedEx Express utiliza uma aeronave MD-11 própria para realizar vôos cinco vezes por semana, além dos espaços garantidos em operações de code-sharing com a Variglog, cuja freqüência é de quatro vezes por semana em Boeing 757. Já a frota terrestre integra 156 veículos no Brasil. O leque de serviços da empresa contém oito modalidades diferenciadas de encomendas expressas, soluções de e-commerce e liberação alfandegária.

O quadro profissional no Brasil conta com 530 funcionários, que atuam em bases operacionais em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e em Blumenau, o mais novo destino da FedEx no país

No Brasil, a FedEx Express possui aproximadamente 530 funcionários e quatro bases em logísticas - em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre e Blumenau – a partir desta unidade, a empresa atende a 41 cidades do leste de Santa Catarina,  distribuídas em cinco rotas diárias. E o total atendido pela rede de entregas chega a 2.850 cidades brasileiras.

www.fedex.com

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