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Michelin inova com refil para pneu rodoviário

Por Redação em 29 de novembro de 2007 às 13h59 (atualizado em 26/04/2011 às 15h19)

Fabricante francesa cria produto e serviço específicos  para recauchutagem

A fabricante de pneus Michelin se rende à tradição do mercado nacional e lança o Refill, um novo produto para recapagem. A decisão foi tomada pela empresa, após a constatação através do resultado de uma pesquisa encomendada ao Instituto Qualimétrica, de que os operadores de transporte investem sistematicamente na sobrevida dos pneus. 

Segundo a fabricante, a recapagem é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos no país, ao passo que na França, este índice é de apenas 45%. No mercado, esta técnica tem um peso muito importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, que faz parte do ativo das empresas e é encarada como bem de valor. Por essa razão o segmento de recapagem cresceu exponencialmente na última década.

No Brasil são realizadas atualmente seis milhões de recuchutagens de pneus pesados por ano, chegando a oito milhões, se somados ao universo de picapes e comerciais leves. Para se ter uma idéia, a venda de pneus novos atinge hoje um volume de 5,3 milhões por ano, portanto o mercado de restauração desse item é bastante significativo.

“A Michelin, líder na fabricação de pneus para o segmento de veículos comerciais, inova mais uma vez, por ser a única fabricante a oferecer aos clientes o ‘refil’ do pneu. Uma solução única e durável e grantida, que certifica ao cliente a realização do novo processo mais de uma vez na carcaça Michelin”, diz Nour Bouhassoun, diretor Comercial para Pneus de Carga da Michelin América do Sul.

Para que os benefícios da recapagem possam ser notados e todo o potencial do pneu possa ser aproveitado é preciso que a carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando maior durabilidade aos pneus e economia ao transportador. Com a carcaça preservada, esse conjunto proporciona um rendimento de quilometragem superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, permitindo que o pneu usado fique como novo. “Esta é uma importante inovação no mercado de pneus de carga. E o resultado é uma economia inédita no custo por quilômetro rodado para o cliente e maior vantagem competitiva no mercado de transportes. O pneu entra usado e sai novo, com uma qualidade igual à de quando foi fabricado”, enfatiza Bouhassoun.

Pneu revigorado

Depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma banda de rodagem com composto de borracha inovador. O composto conta com um processo de co-extrusão, que une dois tipos de borracha, na mesma banda, e proporciona menor aquecimento da carcaça, garantindo mais vida para o pneu. As faixas anti-temperatura da banda auxiliam na preservação dos itens.

Para garantir ainda mais a qualidade do serviço, a Michelin introduziu um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil. Ao rastrear o produto, o sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia, além do acompanhamento à distância de cada licenciado Michelin.  O serviço de restauro compreende um pacote que contém uma gama diferenciada de bandas de rodagem E2+, de uso rodoviário, processo de remanufatura e sistema de qualidade.

Esse serviço de suporte ao cliente Michelin justifica a criação de 36 unidades licenciadas Refill, nas quais o mesmo rigor do sistema de qualidade de fábrica é aplicado. Cada representante deve ter a certificação ISO 9001:2000 e capacidade para investir R$1,5 milhão em equipamentos de tecnologia avançada, como o EPD (Electronic Perforation Detector) – sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu que implica em um ganho de 20% em média na qualidade da detecção; e o CCA  (Computer Controlled Application) – aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão que garante o preenchimento adequado das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça. Nesta operação são eliminadas as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base é aplicada, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, garantindo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.
    
“O lançamento do Refill é a continuidade de um processo que vem sendo desenvolvido há alguns anos. Primeiro, reforçamos a carcaça dos pneus. Agora, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que vai ao encontro da estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços”, afirma o diretor da empresa.

Inicialmente, o Refill está disponível na revenda Treviso, em Betim (MG), e na fábrica da Michelin, em Itatiaia (RJ). A intenção é abrir uma média de cinco serviços de suporte técnico por ano, até que todo o país esteja coberto.

www.michelin.com.br

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