A partir de março, a América Latina Logística (ALL) investirá R$ 1,3 milhão em obras de ampliação e construção de novos pátios de manobra de trens entre Cruz Alta e o Porto de Rio Grande (RS). Cinco deles estão sendo ampliados e um está em construção. O dinheiro investido visa a melhor capacidade de circulação de cargas e um crescimento de 30% no volume transportado. Em 2004 devem ser transportados mais de sete milhões de toneladas em grãos.
Pátios de manobra são desvios que funcionam como uma espécie de acostamento da ferrovia, onde os trens esperam para seguir viagem após o cruzamento com uma locomotiva que venha em sentido contrário. Após as obras, os pátios, que antes tinham capacidade para trens de 40 a 60 vagões, passam a abrigar veículos com 80 vagões e 1.200 metros de comprimento. Tal investimento significará duas viagens a mais todos os dias, uma de ida e outra de volta, entre o Porto do Rio Grande e a região produtora do noroeste gaúcho.
O pátio em construção localiza-se em Guassupi, próximo a Júlio de Castilhos. As obras de ampliação são realizadas em São Pedro do Sul, Santa Maria, Pinheiro Machado, Pedro Osório e uma entre Bagé e São Gabriel. Os novos pátios aumentarão a capacidade de carga de soja em 100 mil toneladas por mês, já na próxima safra, em abril. Também crescerão as cargas de retorno, ou seja, melhor aproveitamento dos trens que voltam do porto para o interior do estado, geralmente carregados de fertilizantes e calcário para as lavouras. A previsão é de 500 mil toneladas a mais para esse ano.