Empresa reduzirá transit time entre os mercados para nove dias
A Aliança Navegação e Logística colocará em operação, no início do mês de agosto, o serviço de cabotagem expressa entre Manaus e Santos, que terá freqüência quinzenal e transit time marítimo reduzido de 12 para nove dias.
Atualmente, o escoamento de cerca de 40% da produção do Pólo Industrial de Manaus (principalmente do setor de eletroeletrônicos) é realizado por meio de cabotagem. O novo serviço somará dois navios aos atuais seis que atuam semanalmente na cidade, ampliando as escalas mensais de quatro para seis – o Leblon e o Aliança Urca, cada um com capacidade para 900 TEUs, atuavam com foco nas regiões Sul e Sudeste e agora somam-se à frota para atendimento no Norte do país.
“Com a cabotagem expressa, o mercado contará com uma dinâmica mais agressiva na movimentação de cargas”, afirma Bruno Crelier, gerente de Cabotagem da Aliança. “Em Manaus, as datas de saídas dos navios são entre os dias 2 e 4, na virada do mês, e 15 e 16, na quinzena”.
O novo serviço faz parte do escopo da BR-Marítima, também conhecida como “nova cabotagem” e lançada pela empresa em 2006, que teve o conceito ampliado e transformou-se em um autêntico transporte porta-a-porta, com parcerias de empresas rodoviárias e ferroviárias.
“Desde o lançamento, estamos aprimorando os serviços da BR-Marítima e nos adequando às necessidades do mercado a fim de otimizar o binômio lead time e confiabilidade”, comenta Crelier. Fundada no início da década de 50, a Aliança opera regularmente em 12 portos nacionais e possui 15 escritórios próprios no Brasil.