Novos negócios permitirão oferta de solução logística completa para mercado químico/petroquímico
Em uma negociação concluída no último dia quatro e divulgada ontem, a Ultracargo adquiriu todas as operações logísticas da Petrolog Serviços e Armazéns Gerais e deu um importante passo no crescimento qualificado de seus negócios, pois ampliará significativamente suas operações de logística in-house. Criada em virtude da carência de empresas especializadas na indústria petroquímica, a Petrolog tem em seu core-business o redesenho e implementação de matrizes logísticas de distribuição, os serviços in-house, as plataformas logísticas multimodais/multiclientes e as plataformas logísticas dedicadas.
“A Ultracargo já possui algumas operações in-house, mas de uma maneira mais tímida em relação à Petrolog”, explica Daniel Lisak, gerente de Negócios Sólidos da Ultracargo. “Nossas operações sempre foram com a matéria-prima ou com os produtos acabados do cliente. A principal razão do novo negócio foi a chance de poder oferecer aos clientes uma solução logística completa, desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto acabado, inclusive a entrega ao cliente final”.
Segundo ele, a logística interna é um segmento ainda novo dentro da Ultracargo e o negócio permitirá à empresa o contato com a experiência dos profissionais da Petrolog, reposicionando os serviços. Hoje, a prestação de serviços in-house responde por 90% dos negócios da Petrolog, enquanto na Ultracargo eles cobrem de 5% a 7% do total das atividades. “A idéia é expandir a participação destes serviços para 7% a 8% dentro dos negócios da Ultracargo, mas o importante será aumentar a nossa exposição neste mercado químico/petroquímico com uma solução completa”, explica Lisak.
Expansão dos negócios
Em relação aos mercados de atuação, a Petrolog apresenta como um diferencial a maior participação no setor siderúrgico, no qual a Ultracargo tem atuação pequena. “Vamos atuar mais neste mercado, especialmente com um produto específico, que são os tubos fabricados em várias dimensões pela Vallourec & Mannesmann Tubes, que requerem cuidados especiais em toda a cadeia logística. Este é o nosso foco: fazer a logística interna de produtos especiais”, afirma Lisak.
O corpo de executivos da empresa permanecerá o mesmo por ora e a marca Petrolog também continuará a existir. No futuro, a Ultracargo decidirá pela manutenção ou não do nome. Segundo o gerente, a compra significará um casamento perfeito entre as duas empresas, pois reunirá a experiência de área da Petrolog com todo o background financeiro e a infra-estrutura do Grupo Ultra. “Seremos um grande prestador de serviços com foco na indústria petroquímica”, afirma ele. O valor da negociação não foi divulgado