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Piso melhora operações no novo CD da Real Cargas

Por Redação em 21 de fevereiro de 2007 às 17h35 (atualizado em 27/04/2011 às 15h14)

Piso de concreto protendido reduz quantidade de juntas e os pontos críticos na operação

Com o objetivo de reduzir as juntas de dilatação no piso de seu novo centro de distribuição (CD) na cidade de São Paulo, inaugurado em janeiro, a transportadora rodoviária Real Cargas buscou no mercado a tecnologia construtiva em pisos de concreto que mais se adequasse às suas necessidades. A escolha recaiu sobre o tipo protendido, caracterizado por um conjunto de cordas de aço no próprio concreto em substituição às armaduras convencionais em tela e fibras.

O piso é uma parte importante no planejamento de um CD, pois pode comprometer as operações dos equipamentos de movimentação e das estruturas de armazenagem, caso não sejam bem projetados, influindo ainda na higienização do ambiente. E as juntas de dilatação – que existem para permitir que o concreto se expanda durante as variações de temperatura – são um elemento importante que, mal dimensionado, pode reduzir a produtividade do CD, exigir muita manutenção e mesmo reduzir a vida útil do piso. Juntas mal dimensionadas podem, por exemplo, danificar as empilhadeiras.

“Na Real Cargas, o planejamento para a execução do piso foi realizado durante reuniões envolvendo a construtora que faria a gestão do processo, a empresa executora do piso, o responsável pela protensão, pela terraplanagem e a concreteira”, explica Odair Gama, engenheiro da construtora Conel. Nestas reuniões, ficaram definidos os projetos de sub-base, o dimensionamento do piso, as características do concreto e as datas para execução da obra.

Os projetistas optaram pela instalação, no piso principal, de duas placas de 100 x 35 m e apenas uma junta entre elas. Após os testes com uma placa para averiguar se todos os componentes estavam de acordo, ficou definido que a concretagem seria realizada em dois dias. A execução do piso esteve a cargo da EP – Engenharia de Pisos, o projeto e os serviços de protensão sob a responsabilidade da Fernandes Engenharia e a concretagem foi feita pela CBC Concreto.

Segundo Gama, a principal vantagem do uso do concreto protendido é a redução das juntas de dilatação, pois a placa apresenta-se constantemente comprimida, reduzindo os tratamentos e os pontos críticos na operação e aumentando a vida útil do piso. “Foram eliminadas dez juntas no sentido transversal da placa e duas no longitudinal, totalizando 950 metros”, completa Kleber Basílio Senefonte, gerente de Engenharia da EP. Outro ponto positivo foi a diminuição do prazo de execução: pelo método convencional, seriam necessárias oito etapas para a concretagem, mas a operação foi realizada em somente duas.

A EP empregou equipamentos de execução como o laser screed (máquina autopropelida guiada por um emissor laser e com dois receptores que realizam cinco leituras por segundo, corrigindo hidraulicamente o nível) e acabadoras de superfície de alta rotação para a obra. A área executada no CD totalizou sete mil m² e empregou-se um volume de concreto de 1.000 m³, ou seja, 500 m³ em cada uma das placas.

www.realcargas.com.br

www.conel.com.br

www.engenhariadepisos.com.br


 

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