Entrada no setor industrial também faz parte dos planos da companhia
A Metrologic do Brasil fechou o ano de 2006 com crescimento 23% superior ao registrado em 2005, superando em quatro pontos percentuais a sua expectativa para o ano passado, totalizando US$ 13,9 milhões de faturamento. O resultado anual foi divulgado logo após a companhia bater o recorde de vendas brutas mensais, atingindo a marca de US$ 1,8 milhão no mês de novembro.
Segundo o gerente-geral, Cássio Pedrão, o bom desempenho no mercado de leitores a laser manuais – 60% de participação no mercado, segundo dados da Metrologic – e a estratégia de reposicionamento dos leitores mini-omnidirecionais foram os fatores que contribuíram para os índices positivos.
Além disso, comenta Pedrão, a política adotada a fim de estreitar a parceria com os canais de distribuição e os trabalhos de alavancagem de vendas, por meio da geração de leads e promoções pontuais, voltadas às revendas, resultaram num crescimento das vendas em todo o território brasileiro.
A mudança do controle acionário da Metrologic para um fundo de investimentos norte-americano, o Francisco Partners, também merece destaque em 2006. “Isso certamente mudará o ritmo de nosso crescimento, pois estaremos amparados pelo know-how de uma empresa experiente e com reputação em alavancar empresas com situação financeira positiva e grande potencial de crescimento”, afirma Pedrão. No Brasil, a curto prazo, a mudança terá pouco ou nenhum impacto na forma de comercialização da empresa.
Expectativa
Para 2007, o objetivo da empresa é crescer 25% e, para isso, o executivo revela que a estratégia continuará a ser o fortalecimento da atuação da empresa no mercado, além do lançamento de produtos. “Podemos destacar a nova família de leitores bióticos Stratos (com agressividade de leitura e opção para balança acoplada), os coletores de dados Optimus (destinados a pequenas e médias aplicações) e o leitor de captura de imagem Focus (portátil, pode ser aplicado para leituras de códigos de duas posições)”, enumera.
De acordo com o diretor, os principais desafios para este ano são o fortalecimento da marca Metrologic em canais que atuam em clientes de maior porte, manutenção de margens da cadeia e renovação do treinamento comercial e de suporte (pré-venda) aos canais indiretos.
Pedrão conta que a companhia estuda, ainda, a entrada no segmento industrial. “Estamos na dependência de acordos com a matriz para a adoção de trabalhos mais focados neste segmento. Fatalmente, em caso de ações nesta frente, novos canais com especialidade nesta área serão necessários para os próximos períodos”, adianta.