Início da operação em conjunto está previsto para o mês de abril
Com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade no serviço oferecido, a Hamburg Süd, a Maersk Line e a NYK anunciaram um acordo de operação conjunta no tráfego entre Ásia, África do Sul e América do Sul. Prevista para ter início no mês de abril, a parceria substituirá a atual operação de três linhas – uma da Maersk e duas operadas pela Hamburg Süd e NYK – para duas linhas.
A primeira contará com a operação de dez navios, com capacidade de 3,5 mil TEUs cada, sendo seis da Hamburg Süd e quatro da Maersk Line. A rota será Xangai – Hong Kong – Cingapura – Tanjung Pelepas – Sepetiba – Santos – Buenos Aires – Rio Grande – Paranaguá – Santos – Port Elisabeth – Durban – Cingapura – Hong Kong – Xangai.
A segunda linha também utilizará dez navios na operação – seis da NYK, três da Maersk e um da Hamburg Süd. A capacidade será de 2,5 mil TEUs e a rota será Nagoya – Yokohama – Pusan – Hong Kong – Laem Chabang – Cingapura – Tanjung Pelepas – Durban – Santos – Itajaí – Santos – Sepetiba – Cingapura – Hong Kong – Nagoya.
De acordo com a empresa, o maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos do Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais movimentados são café, tabaco, autopeças, carne e suco. No sentido inverso, os itens mais transportados são produtos químicos e autopeças.