Flávio Ferraris, presidente da Iveco Latin America, anunciou no começo de junho a decisão da empresa de incrementar a fábrica de Sete Lagoas (MG), onde já é produzida a linha Daily, composta de veículos comerciais da categoria leve. A produção será iniciada nos primeiros meses de 2004, quando serão montados caminhões pesados EuroTech, com peso bruto total combinado entre 41 e 74 toneladas, e o médio EuroCargo Tector, com motor eletrônico e peso bruto de 16 e 23 toneladas. "Produzir no Brasil dá à Iveco a grande vantagem do acesso ao Finame, linha de financiamento do BNDES. Com a produção nacional, a Iveco poderá beneficiar-se da eventual adoção de um programa de modernização da frota de caminhões, o que elevaria a escala de comercialização de veículos de carga novos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Iveco é a sexta classificada em vendas entre as montadoras instaladas no Brasil, atrás da Volkswagen Caminhões, Mercedes-Benz, Ford, Scania e Volvo.
A iniciativa faz parte dos planos anunciados há dois anos, que foram desativados em função das turbulência econômicas na Argentina, mas estão sendo retomados agora.
Com um investimento de R$ 25 milhões, a nova linha dentro da unidade de Sete Lagoas terá capacidade para produzir 2 mil unidades por ano, entre caminhões e ônibus pesados, com a criação de 200 empregos diretos e indiretos. Sete Lagoas será a única fábrica do gênero no País a produzir uma linha completa de veículos comerciais.
Vamos nos colocar em pé de igualdade com os demais fabricantes de caminhões do País," explica Ferraris. Hoje, como são importados da Argentina, os caminhões Iveco não podem ser financiados dessa forma. Mesmo assim, a empresa fechou 2002 com uma participação de 7% no mercado de caminhões pesados.
Um projeto dessa natureza está sendo analisado pelo Governo Federal, tendo como modelo o bem sucedido Moderfrota, programa de financiamento para a aquisição de novos tratores e máquinas, aplicado desde 2001 na área agrícola.
No primeiro quadrimestre de 2003, a Iveco comercializou 12 unidades de caminhões leves, 44 semi-leves, quatro semi-pesados e 35 unidades de pesados, mas a montadora pretende ampliar a participação no mercado nacional.
Iveco: 0800 553 443
Veja mais informações na edição de julho da Tecnologística