Negócio de 460 milhões de euros inclui a subsidiária brasileira
O grupo holandês TNT N.V. assinou contrato para vender sua unidade de negócios de freight forwarding – a TNT Freight Management – para a Geodis, provedora global de serviços de logística com sede na França. A transação alcançou a soma de 460 milhões de euros, livre de dívidas, e o negócio proporcionará à TNT N.V. um ganho contábil acima de 150 milhões de euros. As duas empresas esperam concluir o processo de venda no primeiro trimestre de 2007.
A venda será feita em bloco, incluindo 124 das 126 filiais da TNT Freight Management nos 28 países em que está presente. As duas exceções serão as filiais da Itália e do Districenter, em Maastricht (Holanda), que já foram transferidas à TNT Logistics neste ano. A TNT Freight Management é oriunda da Wilson Logistics, grupo sueco adquirido pela TNT N.V. em agosto de 2004.
A intenção de vender a TNT Freight Management, anunciada no final de outubro deste ano, está em linha com estratégia da TNT N.V. de concentrar o foco na prestação de serviços Express e Mail. “Como parte do nosso foco em estratégia de redes, estudamos a relação das nossas redes expressa e de entrega de correspondência e decidimos que vender os negócios de freight forwarding era a melhor maneira de permitir à TNT o foco nas muitas oportunidades de crescimento oferecidas pelas nossas redes de negócios”, explica Peter Bakker, diretor-presidente da TNT.
A Geodis, que registrou receitas de 3,6 bilhões de euros no ano passado, conta com 23.800 funcionários, em uma rede que abrange 120 países. Com a aquisição, a empresa deve dobrar suas receitas de freight forwarding para cerca de 1,6 bilhão de euros – mais de um terço da receita total do grupo.
“Estamos muito entusiasmados com a aquisição da TNT Freight Management, que é uma empresa valiosa e uma combinação perfeita para o modelo de negócios da Geodis. Gostaria de confirmar que Jeff Hoogesteger continuará sendo o diretor-presidente da TNT Freight Management, a partir da matriz sediada nos Países Baixos”, afirma Pierre Blayau, presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente do grupo Geodis.
Quadro brasileiro
A Itatrans R&L representa o braço da “Global Alliance” no Brasil, composta pelas estruturas mundiais do grupo alemão Rohde & Liesenfeld e do grupo francês Geodis. Segundo Alcides Fernandes, diretor-gerente da TNT Freight Management no Brasil, as decisões relativas ao Brasil ainda não foram tomadas e deverão acontecer no início de 2007, assim como as aprovações governamentais nos diversos países em que a empresa possui escritórios. “No caso do Brasil, não vejo problemas, já que a Geodis não possui estrutura no país”, acredita Fernandes.
www.tntfreight.com/Home/Brazil.asp
www.itatranssrl.com.br