O mercado brasileiro de caminhões registrou um crescimento de 4,8% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas 27.121 unidades de janeiro a março, frente a 25.871 no primeiro trimestre de 2024.
Arcelio Alceu dos Santos Junior, presidente da Fenabrave, comentou sobre o desempenho do setor, destacando que “a conversão de vendas está mais lenta, mas dentro do esperado. O setor segue atento às dificuldades no acesso ao crédito, mas também tem sido impulsionado pela expectativa favorável no agronegócio”. A análise reflete a recuperação gradual, mesmo diante da taxa de juros elevada.
Em março de 2025, foram licenciados 9.200 caminhões, o que representou uma queda de 5,0% em relação aos 9.685 veículos vendidos no mesmo mês de 2024. No entanto, em comparação com fevereiro deste ano, houve um crescimento de 5,1%, quando foram vendidos 8.753 veículos.
A perspectiva de bom desempenho está ligada à expectativa de crescimento da safra agrícola de 2025, que deve alcançar 325,7 milhões de toneladas, com aumento de 9,4%, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No entanto, a Fenabrave alerta que o futuro do mercado deve ser observado com cautela, considerando a elevação das taxas de juros e o acesso limitado ao crédito. Isso pode resultar em uma desaceleração nas vendas ao longo do ano, apesar da previsão de uma safra forte. A entidade ainda destaca que, enquanto grandes frotistas sentem menos os impactos, os pequenos transportadores são mais afetados pela restrição no crédito.
A Fenabrave projeta a venda de 127.593 caminhões para 2025, o que representaria um aumento de 4,5% em relação às 122.099 unidades comercializadas em 2024.
Em termos de participação de mercado, a Mercedes-Benz liderou o mercado de caminhões no primeiro trimestre, com 6.801 unidades e 25,1% de participação, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 6.717 unidades (24,8%), Volvo, com 5.113 unidades (18,5%), e Scania, com 3.969 unidades (14,6%). A Iveco ocupou a quinta posição, com 2.098 unidades (7,74%), seguida pela DAF, com 2.066 unidades (7,62%), e Foton, com 235 unidades (0,9%).
Entre os 10 modelos mais vendidos, a Mercedes-Benz teve 3 modelos, a Volvo também teve 3, a Volkswagen teve 2, e a DAF e a Scania tiveram 1 modelo cada. O caminhão pesado Volvo FH 540 foi o mais vendido no Brasil, com 1.464 unidades comercializadas até março, seguido pelo médio VW Truck 11.180, com 1.350 unidades, o médio Mercedes-Benz Accelo 1017, com 1.155 unidades, e o semipesado Volvo VM 290, com 1.061 unidades.
Modelos mais vendidos no primeiro trimestre de 2025:
Volvo FH 540 – 1.464 unidades
VW Truck 11.180 – 1.350 unidades
Mercedes-Benz Accelo 1017 – 1.155 unidades
Volvo VM 290 – 1.061 unidades
DAF XF 530 – 992 unidades
Scania R 460 – 968 unidades
Volvo FH 460 – 837 unidades
Mercedes-Benz Atego 2429 – 735 unidades
Mercedes-Benz Atego 1719 – 726 unidades
VW Truck 26.260 – 626 unidades