No primeiro trimestre de 2025, o mercado chileno de veículos comerciais, que inclui caminhões e ônibus, apresentou um crescimento de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com a ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram comercializadas 3.661 unidades entre janeiro e março, frente a 3.306 veículos no primeiro trimestre do ano anterior.
O segmento de caminhões foi o principal responsável pelo crescimento, com a venda de 3.094 unidades, um aumento de 13,1% em relação às 2.735 unidades registradas no mesmo período de 2024. Já o mercado de veículos para transporte de passageiros, que inclui ônibus e miniônibus, registrou uma leve retração de 0,7%, com 567 unidades comercializadas, contra 571 no primeiro trimestre de 2024.
A ANAC atribui o bom desempenho do setor à recuperação da confiança dos empresários e à melhoria de alguns índices de investimento no Chile, o que favoreceu a renovação das frotas. A entidade também observa que essa tendência de alta já é registrada desde julho de 2024. Em março de 2025, as vendas de caminhões novos aumentaram 17,9%, com 981 unidades vendidas, em comparação com 832 veículos no mesmo mês de 2024.
Embora o mercado de ônibus tenha fechado o trimestre com uma leve queda, o segmento apresentou um aumento de 100% em março de 2025, com 206 unidades comercializadas, em comparação com 103 unidades no mesmo mês do ano anterior.
No que diz respeito às marcas, a Mercedes-Benz liderou o mercado de caminhões, com 480 unidades comercializadas no primeiro trimestre, seguida pela Volvo, com 317 unidades, e pela Scania, com 308 unidades. Entre os veículos para o transporte de passageiros, a Mercedes-Benz também foi a marca mais vendida, com 184 unidades, seguida pela Fuso, com 89 unidades, e pela Zhongtong, com 62 unidades. A Scania ficou em quarto lugar, com 49 veículos vendidos, seguida pela Volvo, com 44 unidades, e pela King Long, com 42 unidades.