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Colômbia registra crescimento nas vendas de veículos comerciais pesados no 1º trimestre de 2025

Setor de veículos comerciais pesados apresenta aumento de 23,4% em relação ao mesmo período de 2024; segmento de caminhões se destaca com crescimento de 24,0%
Por Redação em 16 de abril de 2025 às 7h53
Colômbia registra crescimento nas vendas de veículos comerciais pesados no 1º trimestre de 2025
Foto: Reprodução/Freepik
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No primeiro trimestre de 2025, a Colômbia registrou um aumento significativo de 23,4% nas vendas de veículos comerciais pesados em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Andemos (Associação Nacional para a Mobilidade Sustentável), foram comercializadas 5.726 unidades entre janeiro e março de 2025, contra 4.642 unidades no primeiro trimestre de 2024.

O crescimento no setor foi impulsionado principalmente pelo segmento de caminhões, que registrou um aumento de 24,0%, com a venda de 4.333 unidades, comparado a 3.493 veículos no mesmo período de 2024. Além disso, o segmento de veículos destinados ao transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans, também teve crescimento, de 21,2%, totalizando 1.393 unidades comercializadas, em comparação com 1.149 no ano passado.

Desde 2019, o mercado colombiano não registrava um desempenho tão positivo no primeiro trimestre, sendo a renovação da frota um dos principais fatores que contribuem para esse crescimento. A tendência de aumento nas vendas deve continuar ao longo de 2025, conforme as previsões da Andemos.

O setor de caminhões teve um desempenho destacado em várias de suas categorias. A subcategoria de tracto-caminhões foi a que obteve maior crescimento, com a venda de 789 unidades, representando um aumento de 100,3% em relação às 394 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2024. Já os caminhões com peso bruto total (PBT) de até 10,5 toneladas apresentaram um crescimento de 16,7%, com 2.988 unidades comercializadas, contra 2.560 no mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas tiveram um aumento mais modesto de 3,2%, com 556 unidades vendidas, comparado a 539 no ano passado.

Entre os veículos de transporte de passageiros, os ônibus foram os que mais cresceram, com um aumento de 82,9%, alcançando 214 unidades vendidas, em comparação com 117 unidades no primeiro trimestre de 2024. As vans também apresentaram crescimento, com 931 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 22,8% em relação às 758 unidades vendidas no ano passado. Já o segmento de micro-ônibus registrou uma retração de 9,5%, com 248 unidades comercializadas, contra 274 unidades no mesmo período de 2024.

Em termos de participação de mercado por marca, a Chevrolet liderou a venda de caminhões, com 993 unidades, seguida pela Foton, com 936 unidades, e pela JAC, com 478 unidades. No segmento de caminhões leves, a Chevrolet também liderou, com 278 unidades, seguida pela JMC, com 243 unidades, e pela JAC, com 236 unidades. Nos caminhões acima de 10,5 toneladas, a Chevrolet manteve a liderança, com 151 unidades vendidas, seguida pela International, com 102 unidades, e pela Foton, com 96 unidades. Já no segmento de tracto-caminhões, a Volkswagen foi a marca mais vendida, com 112 unidades, seguida pela Kenworth, com 108 unidades, e pela Freightliner, com 98 unidades.

Em relação aos veículos para transporte de passageiros, no segmento de ônibus, a Scania foi a líder de vendas, com 89 unidades, seguida pela Chevrolet, com 50 unidades, e pela Mercedes-Benz, com 40 unidades. Nas vans, a Chevrolet também liderou, com 243 unidades vendidas, seguida pela Renault, com 228 unidades, e pela Peugeot, com 104 unidades. Já nos micro-ônibus, a Mercedes-Benz foi a marca mais vendida, com 96 unidades, seguida pela Golden Dragon, com 43 unidades, e pela Chevrolet, com 35 unidades.

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