A DHL firmou um memorando de entendimento (MoU) com a plataforma chinesa de comércio eletrônico Temu. O acordo tem como objetivo ampliar o suporte logístico às pequenas e médias empresas (PMEs) tanto em mercados consolidados quanto emergentes, por meio da combinação entre a infraestrutura logística da DHL e o alcance digital da Temu.
A parceria prevê o uso de soluções de transporte multimodal e serviços integrados de cadeia de suprimentos, a partir da experiência logística da DHL. A empresa atuará com suas divisões para oferecer desde transporte aéreo até entregas de última milha.
Segundo Katja Busch, diretora comercial global e responsável pela área de Soluções e Inovação para Clientes da DHL, “já fornecemos uma ampla gama de serviços e soluções logísticas por meio de nossas divisões. Agora, com essa parceria, podemos integrar nossas capacidades com a plataforma da Temu para criar soluções mais eficientes e adequadas às necessidades dos consumidores e empresas locais nos mercados onde atuamos”.
No âmbito do acordo, a DHL dará suporte às operações da Temu na Europa, com destaque para o modelo de negócio local-a-local, que permite que vendedores da própria região comercializem seus produtos na plataforma e cumpram os pedidos com base em operações locais. A expectativa é que esse modelo represente 80% das vendas da Temu na Europa.
A parceria também inclui o apoio à expansão internacional de PMEs. A plataforma da Temu permitirá que vendedores estabelecidos na Europa tenham acesso a mercados fora do continente no futuro, ampliando as oportunidades comerciais.
Além disso, a DHL apoiará a Temu na expansão de suas operações em mercados como Leste Europeu, Oriente Médio e África, contribuindo com sua rede de logística nesses territórios.
De acordo com Qin Sun, cofundador da Temu, “este memorando representa um avanço importante na nossa colaboração com o Grupo DHL. Sua rede ampla e suas capacidades logísticas contribuirão para nossa missão de ampliar o acesso dos consumidores a produtos e aumentar as oportunidades de crescimento para os vendedores”.