Ibovespa
130.361,56 pts
(-0,11%)
Dólar comercial
R$ 5,69
(-0,14%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,19%)
Euro
R$ 6,15
(-0,58%)

Volkswagen renova contrato de logística com a CSI Cargo

Por Redação em 26 de setembro de 2006 às 16h57 (atualizado em 09/05/2011 às 9h43)

Administração do armazém de materiais de pintura é novidade do contrato

A parceria entre a planta da Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais (PR), e a CSI Cargo Logística, empresa do Grupo Cargo, foi renovada no início deste mês com a assinatura de um contrato de serviços terceirizados no valor de R$ 120 milhões. A operadora logística oferecerá durante três anos uma grande variedade de serviços, desde o recebimento administrativo/fiscal dos materiais até o abastecimento à linha de montagem, utilizando-se dos sistemas kanban e de seqüenciamento, entre outros.

Pelo novo contrato, a grande novidade é a administração, pela CSI Cargo, de um armazém dos materiais utilizados na pintura dos veículos, como filmes de proteção das carrocerias, tintas e outros. Uma equipe dedicada de 18 funcionários terá sob sua responsabilidade desde as operações de descarregamento de materiais até o abastecimento das linhas de pintura – ao todo, a parceria envolve 800 funcionários.

Segundo Andrés Ceballos, diretor-presidente da CSI Cargo, “o principal desafio para nossa equipe foi vencer a acirrada concorrência feita pela Volkswagen”. Desde o vencimento do primeiro contrato com a montadora, a operadora logística estava participando do processo de concorrência com diversas empresas de logística do mundo. O ponto favorável à renovação foi, segundo Ceballos, “a performance demonstrada pela empresa durante os quatro anos de vigência do primeiro contrato. Contribuímos para a Volkswagen obter uma redução nos custos logísticos e conseguir uma grande flexibilidade na incorporação de novos modelos na linha de montagem”.

Este desempenho citado por Ceballos significou em números a redução de custos logísticos de produção por carro de até dez vezes. O aprimoramento da operação permitiu à fábrica alcançar a capacidade máxima de produção de 810 carros por dia. “Implantamos um sistema pleno de just-in-time estruturado junto aos fornecedores”, explica Ceballos. Dessa forma, a localização estratégica dos “moduleiros” (fornecedores instalados dentro do parque industrial da Volkswagen) tornou possível a entrega de muitos componentes a qualquer momento na linha de produção, por meio de docas com acesso exclusivo, e evitou a formação de filas nas docas comuns. Estas medidas ajudaram a reduzir pela metade o estoque necessário para manter o nível de produção.

Outro benefício alcançado pela montadora durante o primeiro contrato com a CSI Cargo foi a diminuição do número de caminhões trafegando nas instalações para a coleta de componentes de fornecedores de outros Estados. As projeções indicavam a circulação de 1.600 caminhões por semana, número estimado de acordo com a produção na fábrica, mas a logística conseguiu reduzir para 528 veículos – 33% da previsão.

A CSI implantou ainda soluções flexíveis como o “supermercado”, uma área de seqüenciamento de peças para abastecimento de linha com base em módulos de produção. Os funcionários recorrem às prateleiras do armazém de peças para encher cestas ou carrinhos com os componentes desejados para a montagem dos automóveis. Os carrinhos acompanham os veículos na linha de forma sincronizada e são alimentados de acordo com o mix de modelos que entram na produção.

Dando continuidade a esta solução, a operadora logística propôs melhorias baseadas em investimentos e inovação de processos logísticos. “Estamos trabalhando em um projeto de implementação de coletores de radiofreqüência para as operações de seqüenciamento”, explica Andrés Cáceres, gerente Comercial da CSI Cargo. Hoje, a montadora utiliza papel nestas operações, com a impressão de listas relacionando todas as peças a serem utilizadas na produção. “Agora, a informação chegará em palm tops, eliminando o papel para agilizar o processo e torná-lo mais confiável e robusto”, completa ele. Este projeto já está praticamente concluído: o software já foi desenvolvido, foram colocados alguns equipamentos em teste e a conclusão está prevista para a primeira quinzena de outubro.

Com metas agressivas e investimentos elevados, a CSI Cargo pretende estar nos próximos anos entre os principais operadores logísticos do país. “Em termos de faturamento para este ano no Brasil, o objetivo é obter um crescimento de 50% em relação ao ano passado, ou seja, aproximadamente R$ 34 milhões em 2006”. O Grupo Cargo, formado pelas empresas Expreso Cargo, Cargo Servicios Industriales e CSI Cargo Logística Integral, fatura US$ 110 milhões ao ano, e é considerado uma das maiores holdings do setor de logística da Argentina.

www.csicargo.com.br

www.volkswagen.com.br

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar