O Porto de Itaguaí alcançou, em 2024, um marco importante ao consolidar sua posição como referência para a operação de navios da classe New Panamax, caracterizados por dimensões de até 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. Esses navios, projetados para maior eficiência no transporte de cargas, permitem economias de escala, além de atenderem às exigências ambientais por consumirem menos combustível e utilizarem tecnologias que reduzem emissões.
Em agosto, o MSC Orion, navio da classe New Panamax, atracou no Sepetiba Tecon, tornando Itaguaí o primeiro porto do estado do Rio de Janeiro a receber uma embarcação desse porte. Nos meses seguintes, outros nove navios da mesma classe realizaram operações no terminal, somando dez atracações bem-sucedidas.
De acordo com Francisco Martins, presidente da PortosRio, o resultado é fruto de investimentos contínuos e do comprometimento com a eficiência dos portos brasileiros. Ele destacou a relevância do Porto de Itaguaí no cenário global e sua contribuição para o crescimento econômico do país.
O Sepetiba Tecon realizou uma série de melhorias para viabilizar essas operações, incluindo dragagem, modernização da sinalização náutica e adequações na infraestrutura do terminal. Também foram realizadas simulações de manobras no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies (MITAGS), nos Estados Unidos, com a participação da Praticagem do Rio de Janeiro, garantindo segurança e precisão nas operações.
Marcello Camarinha, vice-presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, enfatizou o planejamento rigoroso que permitiu a realização das manobras sem intercorrências. Ele também destacou os benefícios comerciais e logísticos das operações com navios New Panamax, que conectam o estado do Rio de Janeiro a outros portos brasileiros que já recebem embarcações desse porte.
O Porto de Itaguaí conta com vantagens estratégicas, como um canal de acesso protegido pela Restinga da Marambaia e localização próxima a grandes polos de importação e exportação. Está a 12 horas de navegação do Porto de Santos e dispõe de acesso ferroviário e rodoviário que facilita o escoamento das cargas.
Pedro Brito, diretor-presidente do Sepetiba Tecon, destacou a infraestrutura do terminal, que possui o maior calado da Costa Leste da América do Sul, de 15,4 metros, e enfatizou o papel da equipe técnica nas operações realizadas ao longo do ano. Ele apontou que o desempenho consolidou tanto o terminal quanto o Porto de Itaguaí como referências nacionais na operação de embarcações de grande porte.