Novo serviço assegura trâmites mais completos na alfândega
A DHL Express está lançando o Serviço de Automatização Comercial (TAS), uma ferramenta online gratuita para assegurar trâmites mais completos e precisos na alfândega e estimar os custos de desembarque para o exportador colocar suas mercadorias no mercado de maneira mais eficiente. Atualmente, a ferramenta cobre 46 países, que representam 90% do comércio mundial.
Os principais recursos da nova ferramenta são o calculador de custos de desembarque, que estima as taxas, impostos e encargos de importação, permitindo o cálculo do custo total; a assessoria legislativa, que assegura o cumprimento das regulamentações de importação e exportação de cada país, e a comparação de custos de desembarque, uma demonstração simultânea de valores em até cinco países exportadores, para permitir comparações.
Com o TAS, o exportador também tem acesso à documentação comercial requerida, com os modelos de documentos para o comércio internacional, logística e transações alfandegárias. A ferramenta inclui ainda a classificação interativa dos códigos de mercadorias, com a busca pelos códigos HS/HTC e ECN, a fim de garantir o rápido processo de liberação e a aplicação de carga tributária, e a pesquisa de dados restritos, para a verificação de dados do embarcador e do destinatário contra relações de pessoas recusadas, mantidas pelos governos e as autoridades internacionais.
Além de ser uma base de dados global de informação comercial para a gestão de envio de remessas internacionais, o TAS disponibiliza um glossário online de termos comerciais com acesso por meio da conta da DHL Express. “Queremos desmistificar a idéia de que fazer negócios internacionais é sinônimo de trâmites legais complexos e burocráticos. O TAS é a ferramenta certa para pequenas e médias empresas, já que dispensa a necessidade de uma estrutura aduaneira ou assistência legal”, explica Celene Pacheco, gerente de Produtos Internacionais da empresa.
www.dhl.com.br/publish/br/pt/eshipping/tas.high.html