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CMA CGM adquire 48% da Santos Brasil

A compra de ações da Opportunity Funds deve ser concluída no primeiro trimestre de 2025, e o grupo então fará uma oferta pública para adquirir as ações restantes da empresa
Por Redação em 23 de setembro de 2024 às 10h17
CMA CGM adquire 48% da Santos Brasil
Porto de Santos. Foto: Divulgação
Porto de Santos. Foto: Divulgação

O grupo francês CMA CGM, de soluções logísticas marítimas, aéreas e terrestres, anunciou a assinatura de um acordo definitivo e irrevogável para adquirir 48% da Santos Brasil, operadora do maior terminal de contêineres do Brasil no Porto de Santos. Os fundos negociados eram previamente gerenciados pela Opportunity.

"Estou satisfeito que o grupo CMA CGM concluiu este acordo estratégico para a aquisição da Santos Brasil, que opera cinco terminais no Brasil, incluindo o maior terminal de contêineres no Porto de Santos, movimentando 40% dos volumes brasileiros, assim como uma companhia de logística. Este investimento significativo reflete nosso comprometimento em reforçar a nossa parceria com o Brasil e apoiar seu crescimento nos próximos anos", afirma Rodolphe Saadé, CEO do Grupo CMA CGM.

 

Conheça o grupo que comprou a Santos Brasil:

O Grupo CMA CGM opera no Brasil há mais de 20 anos, e conta atualmente com 8 escritórios e mais de 10 mil funcionários. O grupo desenvolveu suas atividades no Brasil organicamente e através da aquisição da Mercosul Line em 2017.

A Mercosul Line atualmente é a chave da operação do grupo no Brasil com transporte costeiro e soluções intermodal. A CMA CGM e a Mercosul Line operam 10 serviços semanais principais em 14 portos no país.

Além disso, a CEVA Logistics é um braço da CMA CGM que oferece soluções porta-a-porta diferenciadas combinando ageciamento de cargas e contratos, com 530 mil m² de armazéns em 36 locais, empregando 7.500 pessoas no Brasil.

 

A Santos Brasil

A Santos Brasil mantém um portfólio de 8 ativos na costa brasileira, incluindo 3 terminais de contêineres, 1 terminal de veículos, 1 terminal de granéis líquidos e 3 instalações logísticas. Estes ativos estão localizados nos portos de Santos, Imbituba, Vila do Conde, Itaqui e em São Paulo.

Nos 12 meses anteriores a 30 de junho de 2024, a Santos Brasil gerou R$ 2,549 bilhões em receita e R$ 1,284 bilhões em EBITDA.

O Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul, com uma localização estratégica no Porto de Santos, e conta com uma concessão de longo prazo até 2047, capacidade para 2,5 milhões de TEUs, expansível para 3 milhões num futuro próximo e 3 ancoradouros com capacidade para navios de 14 mil TEUs.

De acordo com o grupo CMA CGM, a aquisição do Santos Brasil é um marco significativo em sua estratégia global de desenvolvimento de portos, reforçando sua posição como operadora de terminais multi-usuário global, com investimentos em aproximadamente 60 terminais em todo o mundo.

 

O que acontecerá após a aquisição

A conclusão da operação com a Opportunity Funds está prevista para o primeiro trimestre de 2025, sujeita à aprovação das autoridades brasileiras. Após a conclusão da aquisição, a CMA CGM lançará uma oferta pública obrigatória para as ações restantes da Santos Brasil, nos mesmos termos, conforme as regras de mercado brasileiras.

A CMA CGM pretende desenvolver sua presença em diversos terminais do Brasil e expandir sua oferta para exportadoras e importadores brasileiros, respondendo à crescente demanda e às necessidades dos consumidores. Para responder à demanda mundial, o grupo pretende acelerar seus investimentos nos terminais da Santos Brasil para aumentar a capacidade combinada nos próximos anos, em conformidade com os compromissos feitos pela Santos Brasil com as autoridades portuárias.

O grupo informa que as instalações vão continuar a operar como terminais multiuso sob a liderança do time de gestão atual, e vão continuar focando em aumentar a qualidade de seus serviços para satisfazer às expectativas dos consumidores. A CMA CGM também se comprimete em seguir o plano de descarbonização já iniciado pela Santos Brasil.

A aquisição estratégica permitirá à CMA CGM oferecer conexões diretas entre Europa, Ásia, América do Norte e Caribe, solidificando a posição do Brasil como hub nas operações globais do grupo e reforçando a sinergia com a Mercosul Line.

O grupo CMA CGM também está implantando navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) no Brasil, mais um passo em seu compromisso com um transporte marítimo mais sustentável e ecologicamente correto.

 

 

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