A Platform Science anunciou a aquisição das unidades de negócios globais de telemática da Trimble (NASDAQ: TRMB). O acordo prevê que a Trimble se tornará acionista do negócio expandido da Platform Science, fortalecendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de transporte.
Com a aquisição, os clientes da Trimble continuarão a ter acesso às soluções da empresa, agora com a flexibilidade da plataforma Virtual Vehicle, da Platform Science. Segundo as empresas, a integração dos dois ecossistemas tecnológicos proporcionará uma maior oferta de aplicações para frotas comerciais, além de aprimorar a experiência dos motoristas e aumentar a segurança e a eficiência.
"A combinação de nosso portfólio global de telemática com o da Platform Science avançará ainda mais a mobilidade da frota", afirmou Rob Painter, CEO da Trimble. Ele destacou que o acordo trará sinergias significativas e aumentará a capacidade de fornecer soluções mais amplas para os clientes.
A Platform Science também celebrou o impacto do negócio. "Esta parceria marca um ponto de inflexão para uma verdadeira abordagem de plataforma na tecnologia de transporte", declarou Jack Kennedy, CEO da Platform Science. Ele ressaltou que a iniciativa permitirá aos desenvolvedores acessar veículos com dados mais precisos e de alta qualidade, gerando novas oportunidades para resolver ineficiências no setor de transporte.
Detalhes do Acordo
Com o fechamento da transação, a Trimble terá uma participação de 32,5% no novo negócio da Platform Science e um assento no conselho da empresa. Além disso, a Trimble se une a outras empresas do setor de transporte, como C.R. England, Cummins e Daimler Truck, como investidora estratégica na Platform Science.
As unidades de telemática da Trimble, responsáveis por aproximadamente US$ 300 milhões em receita no último ano, passarão a integrar o portfólio da Platform Science. O fechamento da transação está previsto para o primeiro semestre de 2025, sujeito à aprovação regulatória.
Outras áreas de transporte da Trimble, como Enterprise e Transporeon, não fazem parte do acordo e continuarão operando dentro do segmento de Transporte & Logística da Trimble.