A meta da Companhia é ampliar em 65% o volume de grãos e farelo de soja que transportará no ano de 2004 até os portos brasileiros para exportação. "Serão 7,5 milhões de toneladas", conta Mauro Dias, diretor comercial e de logística da Companhia Vale do Rio Doce.
A empresa comprou 1.200 vagões de trens do Grupo Iochpe-Maxion, no país, e importou 900 vagões da China. Mauro Dias conta que até o fim de 2004 serão cinco mil vagões adicionais, totalizando 30 mil. De acordo com o diretor comercial da Vale, desde 1996, quando o governo privatizou as concessões de ferrovias, foram investidos US$ 3 bilhões, o que fez a participação das ferrovias na matriz dos transportes brasileiros passar de 19% para 23%.
Para o diretor corporativo e financeiro do Grupo Iochpe-Maxion, Oscar Becker, o desempenho do setor agrícola tem sido responsável pelo renascimento do transporte ferroviário do país. Em 2002, o grupo produziu apenas 300 vagões; este ano, devido as encomendas da CVRD, serão dois mil. A capacidade de produção do grupo foi ampliada para cinco mil.