Parceria com a Johnson Diversey exigiu investimentos na estrutura do CD, licenças especiais e conscientização dos funcionários
A McLane do Brasil, operador logístico do grupo Berkshire Hathaway, com forte atuação no segmento de alimentos, investe em um novo setor. Graças à parceria firmada com a Johnson Diversey, multinacional americana fornecedora de itens e sistemas para higiene e limpeza profissional, a companhia inicia as operações no segmento de produtos químicos.
Para atender ao novo parceiro foram necessárias diversas adaptações numa área de 2,7 mil metros quadrados no centro de distribuição da McLane em Barueri (SP), para receber 470 tipos de produtos químicos que ocupam 2,8 mil posições-paletes.
O CD teve que sofrer alterações para receber os produtos, a fim de garantir a segurança, recebendo contenções de alvenaria em toda a lateral, eliminando a possibilidade de infiltrações químicas, caso haja vazamento de produtos. Outra medida adotada foi à abertura de 230 metros quadrados em uma parede do CD para permitir a ventilação e a instalação de venezianas verticais, uma vez que alguns produtos evaporam e são inflamáveis.
Além de mudanças estruturais, foi necessário, ainda, obter licenças especiais da Polícia Federal, Vigilância Sanitária e da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb). O treinamento dos colaboradores também foi intensificado. Segundo a gerente de Qualidade e Métodos da McLane, Sandra Sabaté, os funcionários foram orientados a ficarem mais atentos às normas de segurança.
A armazenagem é apenas um dos serviços que a McLane oferece à Johnson Diversey. O provedor logístico é responsável, também, pelo transporte. Diariamente, os produtos são transferidos da fábrica da cliente, no largo do Socorro, em São Paulo, para o CD em Barueri, num trajeto de 50 quilômetros. A McLane possui outras unidades, localizadas nas cidades de São Paulo, Canoas (RS) e Curitiba.