Empresa compra CRX Cargas, aumenta atuação regional e fortalece presença junto ao mercado corporativo
A Pacto, franqueadora no segmento de encomendas expressas com 120 franquias instaladas por todo o Brasil, adquiriu no último dia 1° de julho a CRX Cargas e Encomendas – empresa com sede em Curitiba e filiais em Belém e Macapá (PA), Londrina, Maringá e Cascavel (PR), Joinville e Florianópolis (SC), Cuiabá, Rondonópolis e Sinop (MT), Campo Grande, Goiânia, São Luís e Fortaleza.
Segundo o diretor Comercial da Pacto, Bruno Cichon, a aquisição marca uma nova fase em seus negócios, já que haverá fortalecimento da operação no mercado corporativo. “Começamos a trabalhar com empresas de eletrônicos, comunicação, medicamentos e perecíveis”, afirma. Anteriormente, a atuação da empresa concentrava-se no varejo e em remessas provenientes de São Paulo para o resto do Brasil. Os números mostram a evolução. Antes da compra da CRX, o mercado corporativo representava 20% dos negócios da Pacto; hoje, este índice é de 80%.
A Pacto nasceu em 2001 para prestar serviços de distribuição de impressos, malas diretas, boletos e cartas de cobrança, cartões de crédito e débito e pequenas encomendas no território nacional. Com a saída da Vaspex do mercado de encomendas expressas no início de 2005, a empresa viu a oportunidade de ampliação de seu foco.
A ampliação da marca para as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste também merece destaque, uma vez que, segundo o executivo, operar de forma regional é uma das metas com a expansão. “Queremos terminar 2006 com 15 franquias”, diz.
Entretanto, é preciso oferecer infra-estrutura aos franqueados. Pensando nisso, algumas estratégias já foram colocadas em prática. Uma delas foi fechar parcerias com empresas aéreas regionais a fim de possuir uma malha dedicada, principalmente no Mato Grosso, na região sul do Pará e na integração das regiões Nordeste e Norte. O plano mostra resultados. “Antes da aquisição, as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte representavam 2% das movimentações. Atualmente este número é de 30%”, calcula.
O diretor de Expansão da Pacto, Eduardo Pellegrinelli, explica que, com a aquisição, e a movimentação será tão grande que a expectativa é de que o faturamento cresça em 300% já no primeiro mês de operação. Cichon completa dizendo que, para 2006, a expectativa é aumentar o faturamento em 600% se comparado ao ano anterior.
Outra novidade anunciada é que as filiais da CRX Cargas e Encomendas passam a ser franquias da Pacto, e irão oferecer remessa de pacotes, documentos e carga, com ou sem valor comercial, com prazos pré-estabelecidos de entrega e em âmbito nacional. O diretor Comercial conta que não foram necessárias mudanças estruturais, já que as antigas filiais CRX já possuíam toda a estrutura necessária para dar início ao trabalho.
As iniciativas da empresa não param. Cichon ressalta que os próximos investimentos serão destinados à contratação de mão-de-obra, treinamento dos funcionários, aquisição de maquinário e aumento da malha.