A Libra Terminais, operadora brasileira com atividades nos portos de Santos e do Rio Janeiro, vai colocar em funcionamento em Santos dentro de 15 dias nove equipamentos comprados de uma empresa chinesa. A Libra adquiriu dois portêineres e sete transtêineres no valor de US$ 23 milhões, elevando o investimento total no Porto de Santos desde 1995 para US$93 milhões.
Segundo Álvaro Sávio, vice-presidente da Libra, a entrada em operação dos novos equipamentos proporcionará um incremento de 25 a 30% nos números operacionais da empresa. “Nossa expectativa é ter um aumento produtivo gradual até o final do ano e chegar a essa marca”, diz Sávio. Atualmente, a Libra movimenta em Santos 32 mil contêineres por mês, em média, atendendo 65 navios, com produtividade média de 42 contêineres por hora/navio.
Segundo Sávio o aumento da produtividade da Libra vai gerar empregos, pois mais trabalhadores avulsos serão utilizados com a maior movimentação. “Além disso, esses equipamentos vão contribuir com a especialização dos trabalhadores no porto”, diz Sávio. Os portêineres servem para tirar os contêineres do navio e colocar em terra, ou vice-versa. Já os trânsteineres são usados para a movimentação dos contêineres dentro do terminal.
Os equipamentos foram comprados da chinesa ZPNC, que já forneceu outros aparelhos para a Libra Terminais, e devem ser os últimos investimentos desse porte em Santos neste ano. “Mas isso é muito dinâmico e se o mercado exigir, faremos investimentos”, diz Sávio.