Sistema da Ominilink ajuda o Grupo Martins na hora de fazer as entregas
Desde 2004, o Grupo Martins vem utilizando um sistema de segurança desenvolvido pela Omnilink para evitar o roubo de cargas, mas descobriu outra função para a tecnologia. Capaz de identificar mudanças na rota do caminhão, abertura de portas, entre outras coisas, o sistema reduziu muito o número de assaltos, mas também será usado para ajudar na operação logística da empresa.
De acordo com Marcos Amaral Teixeira, gerente de frota do Grupo Martins, a empresa viu a necessidade de monitorar seus caminhões para diminuir a quantidade de roubos, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Com o equipamento, o número de roubos foi diminuído drasticamente. “Por enquanto, 400 dos 1175 veículos já possuem a aparelhagem da Omnilink”, diz Teixeira. “Estão equipados principalmente aqueles que circulam por áreas perigosas, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo”, diz.
Segundo o diretor da empresa, em maio um caminhão foi roubado no Rio de Janeiro, mas logo o carregamento foi encontrado. “Os assaltantes tiraram o motorista do caminhão e levaram a carga para um local, encontrado pelo nosso sistema”, diz. A empresa de segurança contratada identificou a localização e acionou a polícia, que recuperou a carga roubada.
Na busca pela diminuição dos desperdícios e de evitar assaltos, no entanto, o Grupo Martins descobriu outra função para o sistema – a operação logística. Teixeira explica que a tecnologia identifica qualquer tipo de anomalia durante o trajeto, pois toda movimentação deve ser comunicada por meio do computador interno instalado no veículo. “O sistema consegue avaliar o consumo de combustível, o tempo entre uma entrega e outra, desvios de rota e por isso pretendemos usá-lo também como ferramenta logística”, diz.
Funcional em termos de segurança, o sistema, baseado em comunicação por celular digital com alta velocidade (GSM/GPRS) e banda larga, também diminuiu os gastos da operação logística. “Essa tecnologia nos permitiu uma redução nos custos com rastreamento e gerenciamento de frota de até 96% por mês”, diz Amaral. Para implantar o sistema nos 400 caminhões, o Grupo Martins já investiu R$ 350 mil e até o final do ano a empresa pretende equipar toda sua frota.