Informatização inclui computador de bordo e “caixa preta”
A MRS Logística, concessionária de transporte de carga na malha ferroviária da Região Sudeste (SP, RJ e MG), assinou em março com o consórcio Alstom/Eads um contrato para fornecimento do Siaco (Sistema Integrado de Automação e Controle da Operação). Ele substituirá integralmente o sistema de sinalização e telecomunicação atual, ao longo dos 1.700 km de ferrovia operados pela concessionária.
O novo projeto da MRS, que receberá um investimento de US$ 70 milhões, inclui a instalação de dois centros de controle operacionais para o gerenciamento de tráfego e de novos sistemas e equipamentos de sinalização de campo, além de um sistema de telecomunicação de dados e voz/rádio. Está previsto também o fornecimento de 300 computadores de bordo para instalação na frota de locomotivas e outros 100 para veículos auxiliares.
O Siaco está dividido em quatro subsistemas. O primeiro deles, o CCO (Centro de Controle Operacional) computadorizado, permitirá o despacho de trens remotamente e realizará todo o gerenciamento operacional da malha, enquanto o segundo, o SSC (Sistema de Sinalização e Controle), substituirá o atual sistema de intertravamento e sinalização de campo. A partir de agora, os sinais de restrição, de liberação ou de impedimento para a circulação serão recebidos diretamente no terminal de computador de bordo das locomotivas. O novo sistema de controle será digital e centralizado em Juiz de Fora (MG).
Outro subsistema é o SCB (Sistema de Controle de Bordo), que prevê a instalação de computadores em todas as locomotivas e demais veículos automotores. As três funções básicas dele serão garantir a segurança da circulação do trem, com a possibilidade de frenagem da composição caso ocorra um avanço de sinal; permitir a interação do maquinista com o sistema, através de teclado e tela do terminal, e executar o registro dos eventos, com a chamada “caixa preta”, que irá monitorar as principais funções da locomotiva e seus equipamentos, como velocidade, amperagem, temperaturas, consumo de combustível, etc.
Finalmente, o STT (Sistema de Comunicação Móvel de Dados e Voz Terra-Trem), substituirá a atual comunicação de voz com a locomotiva, hoje feita utilizando a tecnologia VHF, pela comunicação de dados e voz utilizando a tecnologia Tetra (Terrestrial Trunked Radio).
O consórcio escolhido para viabilizar o projeto, que será implantado gradativamente em três anos, é o Alstom/Eads (European Aeronautic Defence and Space Company), A Alstom será a líder do consórcio e integrará todos os subsistemas envolvidos no projeto, isto é, a gestão do contrato e o fornecimento dos serviços de engenharia, montagem, instalação e teste em campo dos sistemas de sinalização de centro de controle, de campo e de bordo. A Eads fornecerá os sistemas de telecomunicações.
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