A Americanas anunciou o reforço da integração de 100% de sua malha logística com o lançamento da Americanas Entrega, marca que passa a reunir 25 centros de distribuição, mais de 200 hubs e um portfólio completo de serviços de logística e distribuição.
A estratégia da companhia para entregar uma experiência ainda melhor de consumo inclui a abertura de dois novos CDs, situados nos estados do Pará e da Bahia, o plano de aceleração de dark stores e a expansão de 50 microbases em favelas fora do eixo Rio-São Paulo até 2023.
Com os novos CDs, a Americanas somará mais de 1 milhão de m2 de área de armazenagem próprias em todo o Brasil. Eles terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões Norte e Nordeste do país. De olho no crescimento de forma sustentável, a Americanas anunciou que a estrutura paraense será seu primeiro CD ecoeficiente.
Entre março de 2021 e março deste ano, a Americanas totalizou mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. Dentre os fatores que contribuíram para este forte resultado estão o sortimento diversificado de 136 milhões de itens, mais de 132 mil parceiros conectados na plataforma de marketplace, uma base ativa de 52 milhões de clientes ativos e a presença física em todo o Brasil, com mais de 3.500 lojas e franquias.
“Para conectar todas essas pontas, a Americanas conta com uma gama de serviços e tecnologias, inteligência de dados e expertise logística para entregar tudo o que o cliente precisa, a toda hora e em qualquer lugar”, explica Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas. No portfólio de produtos da Americanas Entrega estão diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega.
O Americanas Entrega Padrão é uma solução de frete para sellers e marcas do ecossistema que facilita a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final.
O Americanas Entrega Full é uma solução completa de logística oferecida aos sellers e marcas do ecossistema, incluindo o serviço de armazenagem de produtos de alto giro, para garantir um menor tempo de entrega aos clientes, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes.
O Americanas Entrega na Loja, por sua vez, é uma solução em que o cliente pode retirar suas compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados.
Já o Americanas Entrega na Agência são pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes.
O Americanas Entrega Flash é a solução de entrega mais rápida da Americanas, que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes. Já são mais de 900 cidades que utilizam serviço ship from store.
O Americanas Entrega no Locker usa armários inteligentes que permitem a retirada de pedidos no local e no horário agendado, sem interação humana. A Americanas conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados.
Por fim, o Americanas Entrega Direct é um serviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio e baixo custo, utilizando toda a malha logística já existente.
“Todas essas ações fortalecem o propósito da Americanas de somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Dentro do nosso ecossistema, a Americanas Entrega soma soluções de logística a custo reduzido para o seller e para cliente, contribuindo para uma jornada mais customizada”, conclui Souza.