A Ecomex NSI, especializada em transformação digital da área de Comex dos clientes, revela que acaba de estruturar o programa Comex Ventures edição Building, iniciativa conectada com o programa de inovação que a companhia se propõe a entregar para seus clientes. Esta edição é aberta a todos os funcionários da empresa, independentemente da área de atuação, e os participantes que tiverem os projetos selecionados ganharão um prêmio em dinheiro, destaque no processo criativo, de desenvolvimento e divulgação para o mercado.
O framework de inovação utilizado pela empresa, a Matriz da Ambição da Inovação, considera a inovação em todos os aspectos – core, adjacente e transformacional. Enquanto a categoria core foca no produto atual ofertado pela companhia, a adjacente é a responsável por complementar o portfólio de soluções que já existe com novas funcionalidades e produtos, mas de forma criativa e inovadora. Já a transformacional apresenta mudanças inesperadas ao mercado e engloba, ainda, as inovações disruptivas, aquelas que têm potencial para modificar o mercado e reconfigurar suas dinâmicas.
“O Comex Ventures, nesta edição que chamamos de ’Building Edition’, tem o objetivo dar a oportunidade para que todos os colaboradores possam participar do processo criativo de inovação utilizando o viés do intraempreendedorismo como mote principal”, explica o CEO da Ecomex NSI, André Barros.
Na prática, a empresa busca ideias inovadoras voltadas à tecnologia aplicada no comércio exterior, que agreguem valor ao portfólio de produtos e aumentem o valor agregado percebido pelos clientes. Até o momento, o programa teve a primeira etapa concluída com 34 ideias propostas, sendo que seis delas foram selecionadas para a etapa final.
Barros pontua que a companhia incentiva o colaborador a expor suas ideias. “Considerando as modernizações e simplificações por parte do governo, notamos que este é um cenário propício para inovações e as empresas de tecnologia têm que ser protagonistas nessa transformação.”
A especialista de Comércio Exterior da Ecomex NSI, Nathalia Amorim, ressalta a importância de expor toda a companhia aos processos de inovação de produtos, para que o reflexo seja sentido no ambiente externo. “Estamos muito dedicados nesse tema e esperamos, principalmente, disseminar esse mindset de dentro para fora. É um processo empolgante, porque vemos colaboradores animados em participar e estamos conseguindo dar o nosso recado.”
A executiva completa dizendo que o programa não é uma competição e, por isso, todas as ideias que passarem da etapa final poderão ser desenvolvidas pela companhia.