A administração da estatal pernambucana informa que tornar o Porto de Suape (PE) mais competitivo e atraente para novos negócios nacionais e internacionais é o foco ao longo deste ano. Para isso, estão previstos investimentos de R$ 59 milhões em obras de manutenção e requalificação da infraestrutura do complexo portuário.
Entre as intervenções em andamento estão a restauração estrutural do molhe que protege o porto externo – área que abriga quatro píeres e o Cais de Múltiplos Usos (CMU), para operação de carga e descarga) –, recuperação do Píer de Granéis Líquidos (PGL-2), das vias portuárias (drenagem e pavimentação), nivelamento do fundo do mar e construção de nova torre de controle base local onde é realizada a gestão do tráfego das embarcações).
“É um complexo com imensas oportunidades e terreno fértil para novos negócios, gerando novos empregos. Queremos aumentar o volume de cargas, trazer mais agilidade e automação para quem realiza as operações rotineiras. As obras de melhoria e de infraestrutura são essenciais para o bom funcionamento da máquina portuária. Tudo isso aliado a planos estratégicos baseados nas metodologias de inovação, que dará salto qualitativo com a parceria recente com um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, o Cesar, que funciona no Porto Digital", afirma o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.
De acordo com a administração do porto, a maioria das obras já está em andamento, com prazo de conclusão previsto para o final do ano. Vale lembrar, porém, que algumas intervenções terão início neste segundo semestre, como a construção da nova torre de controle.
“É um projeto arrojado que dará maior conforto, modernidade e celeridade ao trabalho desenvolvido pela equipe que atua no controle de entrada e saída de navios. Foi concebido a partir de um modelo escolhido pelos funcionários em votação interna. A estrutura terá 269,40 m² de área, com três pavimentos, divididos em várias salas, como a de controle de tráfego, de coordenação, de administrativa, de arquivo e da tecnologia da informação, além de espaço para a praticagem, mirante, estacionamento, copa, vestiário, banheiros, área de convivência dos funcionários, depósito e guarita” diz o diretor de Engenharia de Suape, Cláudio Valença.
Manutenção
Paralelamente a essas intervenções, Suape vem investindo na manutenção das peças de grande porte das estruturas portuárias. Tudo isso, para que as operações aconteçam com o máximo de segurança e eficiência. Neste mês, o Píer de Graneis Líquidos 3 (PGL-3), responsável por operações de petróleo, diesel e de gás de cozinha, além das operações ship to ship (transferência de cargas de navio para navio), foi beneficiado com a troca de duas defensas, peças responsáveis por absorver o impacto da embarcação durante a atracação no cais.
O PGL-3 é dividido em A e B, sendo o segundo mais próximo do final do molhe de abrigo e, por isso, a troca da defensa ocorreu com um plano de logística que içou a peça pelo mar. No total, há 72 equipamentos do tipo no porto e a manutenção acontece no prazo de até 18 meses. Até o final do ano, mais 20 defensas serão substituídas.
Troca de boias de sinalização e recuperação de itens como os cabrestantes de atracação dos PGLs são outras intervenções em curso. Haverá, ainda, manutenção da sinalização náutica dos cabeços e píeres do porto.