Novo serviço contará com 150 couriers para entrega e retirada de DVDs
A Direct Express, especializada em entregas do e-commerce, está com um novo cliente desde o dia 7 de dezembro, data em que entrou em operação a locação de DVDs pela empresa Pipoca Online. O novo serviço permite aos clientes escolher os filmes pela internet e recebê-los em casa, sem prazo de devolução.
O esquema de locação é simples: o cliente escolhe uma série de títulos pelo site e recebe-os em remessas de dois, três ou cinco filmes por vez, de acordo com o plano escolhido, sem prazo estipulado para devolução. De acordo com o plano, é cobrada uma mensalidade fixa do cliente. Quando o usuário deseja fazer a devolução, ele acessa o site e solicita a troca dos títulos. No dia seguinte, os novos filmes são entregues e os antigos coletados.
O sistema é baseado em um modelo implantado nos Estados Unidos e Europa. Uma das empresas que prestam esse serviço, a Netflix, conquistou em seis anos no mercado norte-americano três milhões de assinantes, mas lá a responsabilidade cabe ao correio para enviar e receber os filmes. Aqui, serão utilizados os serviços de courier expresso da Direct na operação. “Cerca de 150 de nossos couriers foram treinados para prestar esse novo serviço. Organizamos um sistema logístico no qual os discos armazenados no centro de distribuição de Barueri (SP) são checados desde o momento em que deixam o CD até o momento em que são retirados pelos couriers”, explica o gerente de Logística da Direct Express, Tiago Faus. Para esta operação, a área de armazenagem é pequena, dado o pequeno volume dos discos: são utilizados quatro armários-gaveteiros para um estoque inicial de dois mil DVDs, sendo possível armazenar cerca de 800 discos em cada um deles.
“Para garantir a checagem no momento da devolução, os couriers recebem, ao deixar o CD, uma etiqueta com código de barras que tem a mesma numeração do DVD locado. No momento da devolução, eles conferem se a numeração é a mesma e checam a existência de riscos ou rasuras no encarte. Caso tudo esteja correto, o disco é lacrado na presença do cliente em uma embalagem plástica a ser aberta na Direct”, acrescenta Faus. A operação funciona de segunda a sábado e os pedidos realizados até as 18 horas são entregues no dia seguinte. O serviço de entregas está limitado por enquanto à Grande São Paulo, mas o objetivo da empresa é cobrir outras regiões até o final do primeiro semestre de 2006.
A Direct Express está investindo em tecnologia e infra-estrutura de hubs, frota e filiais próprias. “Também estamos priorizando os investimentos em redes sem fio e WAP para permitir uma interatividade eficaz durante todo o processo. Com os Pockets PCs equipados com esses recursos, os couriers podem informar em tempo real sobre ocorrências que impossibilitem a entrega, como erro de endereçamento, cancelamento de pedido e ausência de destinatário”, completa Faus.