A Rumo anuncia que o Terminal de Rondonópolis (TRO) que movimenta grãos está passando por transformações para atender com eficiência o agronegócio brasileiro. No último ano, a empresa concluiu obras na expansão de capacidade que elevaram o patamar logístico das operações. Totalizando cerca de R$ 230 milhões em investimentos, o complexo multimodal passou a contar com 15 moegas rodoviárias, capacidade estática de 150 mil toneladas e três tulhas ferroviárias que permitem carregar três trens simultaneamente. Rondonópolis hoje pode receber até 2 mil caminhões por dia.
Todas as melhorias fazem parte do planejamento para atender aos picos das safras brasileira. “Os investimentos no terminal de Rondonópolis são necessários e cruciais para que sigamos atendendo com eficiência os produtores brasileiros. É um setor com apetite de recordes que são registrados todos os anos. Estamos acompanhando esse ritmo, sempre com soluções que beneficiam toda a cadeia logística”, garante o diretor de Portos e Terminais da Rumo, Fabricio Degani.
Além das frequentes melhorias na estrutura física do terminal para otimizar o fluxo de caminhões e o ciclo de vagões que partem em direção ao Porto de Santos (SP), outras tecnologias que não são visíveis aos olhos de quem passa pelo terminal também contribuem para a eficiência das operações.
Em fase de adaptação desde 2019 e integrado ao terminal de Rondonópolis em julho de 2020, o aplicativo Trizy, passou a ser a plataforma oficial dos agendamentos de descarga dos caminhoneiros. Após o primeiro cadastro do motorista, todas as etapas relativas à documentação, frete e a operação ficam concentrados na plataforma, tornando o processo 100% digital.
No último ano, foram feitos mais de 219 mil agendamentos em Rondonópolis, deste total apenas 414 resultaram em no show. O parâmetro indica uma eficiência de 99,81% nos agendamentos feitos por meio do aplicativo. “O aplicativo contribui para tornar a operação mais produtiva. Recebemos uma média de 1.600 caminhões por dia e o agendamento das janelas de descarga facilita o planejamento das operações no terminal”, explica Degani.
Além de Rondonópolis, a tecnologia será utilizada pela Rumo nas operações da Malha Central. O Terminal de São Simão (GO), será o primeiro terminal 100% automatizado com uso da tecnologia, desde o acesso ao local com leitor de QR Code nas cancelas até a apresentação de todas as documentações para o processo de descarga.