O Consórcio Way-306 foi o vencedor do processo licitatório para a concessão da rodovia MS-306, que liga os municípios de Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica, no Estado do Mato Grosso do Sul. O lance da companhia foi de R$ 605,3 milhões, que, a partir de agora, passa a administrar os quase 220 quilômetros da rodovia durante os próximos 30 anos.
O projeto tem investimentos previstos em R$ 932 milhões em obras de infraestrutura na rodovia ao longo do período de concessão. O consórcio é formado pelas empresas GLP, Engenharia e Comércio Bandeirantes, TCL, Senpar e TORC. Segundo o diretor de Investimentos em Infraestrutura da GLP Brasil, Danillo Marcondes, o consórcio reúne quatro companhias com know-how em concessões rodoviárias, unindo-as à experiência da GLP em investimentos no setor de logística. As empresas Engenharia e Comércio Bandeirantes, TCL e Senpar são ex-acionistas da concessionária de rodovias MGO. Já a TORC é acionista da concessionária TEBE.
Segundo Marcondes, a MS-306 é rota para o escoamento da produção de grãos de uma região importante para o agronegócio brasileiro em direção aos portos do Sudeste. “Os investimentos na revitalização da rodovia vão contribuir com o desenvolvimento do potencial da região e também com a economia de todo o País”, garante.
O diretor de novos negócios da Bandeirantes, Giovanni Mott, acredita que a parceria entre as empresas reúne conhecimentos complementares para a administração da rodovia. “Formamos um consórcio que soma empresas com grande experiência na gestão de ativos no setor de rodovias e na área de investimentos em logística. Os investimentos que faremos na rodovia em conjunto com os serviços que serão disponibilizados aos usuários tornarão a MS-306 uma rota mais eficiente e segura”, afirma.
A concessão da MS-306 marca também a entrada da GLP, gestora global de investimentos especializados em logística, na área de investimentos em infraestrutura no Brasil. Esse é o primeiro investimento no segmento de rodovias feito pela empresa, que conta com uma equipe dedicada a prospectar e investir em ativos de infraestrutura no mercado brasileiro.
“Estamos acompanhando as oportunidades de investimento e os projetos de concessões que vem sendo anunciados nos âmbitos federal e estadual”, explica o presidente da GLP no Brasil, Mauro Dias. Na opinião do executivo, o Brasil tem uma carência histórica nesse setor, os investimentos têm sido insuficientes e o governo não tem recursos para investir e precisa atrair capital privado para isso. “Soma-se a isto o fato de termos um agronegócio muito competitivo, além de um setor de e-commerce em franco crescimento”, salienta.