Equipado com motor eletrônico Iveco Cursor 13 e de 4 válvulas por cilindro, o Stralis chega para ocupar a posição de top de linha da marca. O modelo foi totalmente tropicalizado para atender ao mercado latino-americano e ganhou design exclusivo desenvolvido pela engenharia de médios e pesados da Iveco na América Latina. Para Flávio Ferraris, presidente da Iveco Latin America, o modelo reúne o que há de mais moderno no mundo em termos de transporte rodoviário de cargas. "O Stralis chega para ampliar a oferta da Iveco na América Latina e oferece ao mercado um caminhão tecnicamente superior que certamente irá assegurar a melhor rentabilidade por tonelada transportada", afirma. O Stralis HD 380 tem como itens de série defletores laterais que permitem melhor aerodinâmica, pára-choques pintado, faróis duplos, faróis de neblina e de longo alcance, entre outros. O veículo será comercializado na versão 4x2 com cabine leito de teto alto e estará disponível na rede Iveco a partir de março de 2004. O Stralis será fabricado na Fábrica de Córdoba, na Argentina. Os outros modelos lançados na Feira Internacional do Transporte são o Euro Trakker 6x4 em duas versões: o caminhão-chassi, com motor Iveco de 370 cavalos de potência, indicado para basculantes sobre chassi e composições do tipo romeu e julieta e treminhões; a outra versão, um cavalo mecânico com motor Iveco de 140 cavalos, indicada para tracionar semi-reboques 3 eixos, bitrens e rodotrens. Nesse segmento de extrapesado offroad, a montadora pretende alcançar 10% de participação já no primeiro ano de comercialização dos novos modelos. Mesmo com os novos lançamento no segmento de pesados, a Iveco não faz substituições e mantém, os atuais modelos de pesados rodoviários: o Euro Teck 6x4 e o 4x2, com motores 420 e 370 cv, respectivamente. "Com o aumento do leque na linha de pesados, a Iveco pretende alcançar 8% de participação no mercado", finaliza Flávio Ferraris, presidente da empresa. www.iveco.com.br