Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

JAC anuncia para agosto a chegada de seu caminhão elétrico no Brasil

iET 1200 será destinado ao transporte de cargas urbanas; modelo tem potência de 177 cv e é dotado com bateria de 97 kWh, que rende uma autonomia de 200 km
Por Redação em 31 de maio de 2019 às 10h20

A JAC Motors anunciou oficialmente hoje, 31 de maio, que irá lançar no próximo mês de agosto o iET 1200, primeiro veículo comercial com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iET 1200 irá estrear a eletrificação em um segmento do mercado nacional – caminhões semileves e leves – que representou cerca de 15 mil unidades vendidas em 2018.

A sigla iET 1200 identifica o termo Intelligent Energy Truck, enquanto o “1200” exibe uma das vantagens do modelo, o torque máximo. Com 1200 Nm, o que equivale ao valor empregado em motores convencionais a diesel para caminhões de 25 a 30 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o iET 1200 será destinado ao transporte de cargas urbanas e conta com potência de 177 cavalos.

Para ser vendido no Brasil, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a opção de 97 kWh, que rende uma autonomia de 200 km. Para ser recarregado, o veículo necessita de uma tomada de 220 volts e 17 horas, no modo carga lenta. Se a tensão for trifásica e 380 V, ele será abastecido em duas horas.

JAC anuncia para agosto a chegada de seu caminhão elétrico no Brasil
Divulgação

Antes de lançá-lo no Brasil – as primeiras unidades começarão a ser entregues ainda neste ano – o Grupo SHC efetuou pesquisas a fim de identificar o tipo de uso desses caminhões nas cidades. A julgar pelo que rodam, a autonomia é mais do que suficiente. “E é preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico, a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional. Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, o JAC iET 1200 vai gastar R$ 30!”, garante o presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, Sergio Habib,.

De acordo com o executivo, essa economia direta de R$ 120 reais por dia (cerca de R$ 2.500 ao mês) irá tornar o JAC iET 1200 extremamente atrativo para pequenos clientes ou grandes frotistas, à medida que, além do combustível, ainda há uma substancial economia no custo de manutenção.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar