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ALL irá operar vagões bobineiros

Por Redação em 7 de junho de 2005 às 18h09 (atualizado em 29/04/2011 às 10h50)

A ALL (América Latina Logística) fechou contrato de transporte ferroviário de cinco anos com a siderúrgica Vega do Sul. Para tanto, a operadora está reformando 83 vagões-plataforma para os transformar em vagões bobineiros. A reforma está sendo financiada pela Vega do Sul e irá custar R$ 7 milhões.

O acordo prevê o transporte de 12 mil toneladas de bobinas de aço por mês por parte da ALL para a Vega do Sul, da planta da siderúrgica em São Francisco do Sul (SC) para mercados em São Paulo e no Paraná. Segundo Bruno Lino de Souza, coordenador da Carteira de Siderúrgicos da ALL e responsável pelo projeto, no Paraná a entrega das bobinas será feita diretamente pela ferrovia, até dentro das instalações do cliente. Em São Paulo, as bobinas serão levadas primeiro para um CD e de lá distribuídas pelo modal rodoviário.

Na operação atual, as bobinas de aço são transportadas em berços metálicos, que precisam ser amarrados ao vagão-plataforma. Além disso, para as bobinas não ficarem expostas, é preciso ensacá-las antes do transporte, afim de evitar chuva, sol e umidade. No novo vagão bobineiro, o berço metálico é fixo e fica em compartimento fechado, com portas laterais horizontais que facilitam a carga e descarga. Dessa forma, é possível deslocar a carga com maior segurança e rapidez e também eliminar materiais extras (berços metálicos, cobertura para as bobinas, cintas, catracas, etc.). "Os vagões bobineiros são inéditos no País e representarão um ganho expressivo na agilidade da operação, ao implementarem um padrão de segurança e de qualidade diferenciados nesse tipo de transporte", afirma Souza. Os novos vagões possuirão capacidade para 56 toneladas cada um, carga que poderá ser dividida em duas ou até sete bobinas.

Antes da operação entrar em funcionamento, o que deve ocorrer no último trimestre deste ano, serão testadas duas unidades de pré-série, para avaliação e ajustes finais. Com o crescimento da operação entre as duas empresas, que será da ordem dos 300%, o market share da ALL no cliente aumentará significativamente, chegando a 20%. "Depois de verificar os resultados da operação, podemos avaliar a possibilidade de reformar um maior número de ativos e aumentar nossa participação na Vega do Sul", diz Souza.

www.all-logistica.com
www.vegadosul.com.br

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