Representantes do porto de Dunquerque, na França, anunciaram, durante a Intermodal South America 2005, que buscam novos negócios com parceiros brasileiros. Esta é a primeira vez que o porto se faz representar na Intermodal, e a presença se deve à prospecção de novos negócios no País. Dunquerque é o terceiro maior porto europeu, e em 2004 movimentou 51 milhões de toneladas.
"Queremos intensificar nosso relacionamento com os empresários brasileiros porque entendemos que o porto de Dunquerque pode colaborar com a expansão das exportações brasileiras. Estamos situados em uma região estratégica da Europa, a uma hora da rota marítima mais usada do mundo, e preparados para lidar com qualquer espécie de carga, dando eficiência à distribuição, principalmente pelos modais aquaviário e ferroviário", declarou o diretor comercial do porto, Yvan Gomel.
Gomel destacou que junto ao porto existe uma área de 7 mil hectares onde parceiros brasileiros poderão construir armazéns para facilitar a distribuição de produtos. O diretor afirmou que as tarifas de Dunquerque são menores que as de outros portos europeus, o que reduziria custos e aumentaria a competitividade dos produtos brasileiros no mercado da Europa.