A JSL lançou o programa de mentoria "Mulheres na Liderança", alinhada com as práticas ESG da companhia, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento de líderes femininas e a equidade de gênero. Para isso, a empresa selecionou 24 coordenadoras e gerentes a partir dos resultados do Ciclo de Gente, avaliação anual que identifica o desempenho dos colaboradores.
As mentorias acontecem mensalmente, com encontros focados no desenvolvimento de carreira, na qual o mentor compartilha conhecimento e perspectivas, incentivando a participante a assumir novas iniciativas e atitudes que favoreçam seu crescimento profissional. São 12 mentores, que ocupam cargos de diretoria e gerência tanto na JSL e adquiridas quanto na holding Simpar.
"Somos a maior operadora logística do Brasil e temos importante papel no protagonismo e na inclusão feminina. Em 2021, por exemplo, implementamos o programa Mulheres na Direção, que já formou mais de 40 profissionais para atuarem como motoristas Categoria E e na operação de empilhadeiras", afirma Ramon Alcaraz, CEO da JSL.
Mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes representam menos de 5% do setor
Em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, de acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).