A Memphis, empresa especializada na gestão logística de máquinas de pagamento com cartão, expandiu os seus setores de atuação, somando as indústrias fashion, de cosméticos e beleza ao seu portfólio. A empresa deve o crescimento da sua base de clientes à implementação de um WMS (Warehouse Management System) voltado especificamente para a Logística Reversa.
A solução de WMS foi desenvolvida com tecnologia da GeneXus by Globant, empresa especializada em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial. Implementada desde 2022, a plataforma proporcionou à Memphis um aumento de 40% na produtividade, impulsionando a eficiência e a automação na gestão de logística dos equipamentos.
De acordo com a empresa, apesar do setor de máquinas de adquirência ser o principal foco da Memphis em função de sua rastreabilidade e inventário, o sistema de gestão de armazéns utilizado tem como característica a flexibilidade de adaptação, o que permitiu à Memphis explorar o setor varejista, que detém algumas complexidades que são atendidas pela solução, como os casos de fraude.
A empresa alcançou resultados como a redução de 60% nos custos de recuperação de equipamentos dos clientes de máquinas de adquirência da Memphis. Além disso, cerca de 30% das máquinas devolvidas deixaram de ter a necessidade de envio à assistência técnica, graças à rastreabilidade aprimorada da plataforma.
“Com a GeneXus, conseguimos desenvolver uma solução 360°, que nos permite, por exemplo, acompanhar todas as etapas do processo de Logística Reversa, desde a conferência e análise dos produtos recebidos até sua requalificação. No caso das máquinas de adquirência, verificamos a parte estética e funcional dos dispositivos, encaminhamos os que necessitam de reparo para a assistência técnica e, após a devolução, os reintegramos ao estoque do cliente, abastecendo novamente a cadeia de vendas”, explica Eduardo Ribeiro, CEO da Memphis.
A empresa relata que os resultados contribuíram para que novos setores tivessem interesse pela terceirização da sua logística reversa. Com o aumento de escopo no atendimento da Memphis, a solução passou por uma recente integração visando a criação de interfaces interativas e responsivas, o que proporcionou uma navegação intuitiva e eliminou a necessidade de treinamentos extensivos.
Além disso, Ribeiro destaca que avançou com o uso de mais ferramentas GeneXus para permitir que múltiplos desenvolvedores trabalhem simultaneamente em um projeto, garantindo a publicação de versões de forma segura, além da integração contínua e rastreabilidade das mudanças do sistema. Outra medida foi adotar um módulo de segurança e controle de acesso para assegurar a proteção dos dados e a rastreabilidade completa das informações dentro do sistema.
Para os próximos meses, a Memphis está explorando a incorporação de Inteligência Artificial para aprimorar ainda mais seus processos, com aplicações que incluem análise automatizada de documentos, extração de dados financeiros e geração de insights gerenciais para otimização da cadeia logística.
Para Ricardo Recchi, regional manager Brasil-Portugal da GeneXus by Globant , o uso do Low-Code permite o desenvolvimento de sistemas à prova de futuro. “Uma tecnologia eficiente prova seu diferencial quando assegura aos clientes uma evolução ágil, robusta e segura do sistema com a incorporação de novas funcionalidades que vão suportar o crescimento do negócio, assegurando a expansão da empresa enquanto o cliente se concentra apenas em seu negócio” , finaliza Recchi.