A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do país, especialista nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, acaba de inaugurar um grande centro de distribuição em Barueri (SP). Com investimentos de mais de R$15 milhões, o novo CD conta com uma área total de 24 mil m², e entrará em funcionamento já no primeiro semestre deste ano.
Além de contar com mais de 60 docas e pátio para mais de 50 carretas, a empresa investiu na aquisição de um sorter, um sistema de automação para processamento de cargas. Com tecnologia produzida pela Invent, o sorter possui 2 km de comprimento de esteira, 4 linhas de abastecimento e 44 linhas de separação. O sistema tem capacidade para processar 6 mil volumes por hora, sem margem para erros e proporcionando maior rapidez e eficiência nos processos de separação de carga.
“A precisão e a agilidade proporcionada pelo sorter contribui para a ampliação da capacidade operacional, e ao mesmo tempo, a automação libera recursos humanos para tarefas estratégicas e analíticas, elevando o nível de especialização no gerenciamento logístico”, ressalta o diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística, Lacordaire Sant'Ana.
Segundo Lacordaire, o novo centro acompanha a expansão da empresa, que atingiu a marca de 50 milhões de volumes entregues em 2023, sendo 1 a cada 3 segundos, para as indústrias de saúde, beleza e bem-estar.
Para o presidente e fundador da Ativa Logística, Clovis A. Gil: “O novo CD é um grande investimento da empresa nos últimos anos que visa assegurar a expansão da operação com alto nível de qualidade e performance, exigidos principalmente pela indústria de saúde, com mais rapidez, acuracidade e automação dos processos", explica.
Todas as operações logísticas da empresa são monitoradas pela Torre de Controle, departamento que centraliza os dados das filiais em todo o País e permite a avaliação rápida dos indicadores gerados pela operação para a possível tomada de decisões de forma ágil e preventiva.
A Ativa Logística, que faturou mais de meio bilhão em 2023, espera um aumento de 25% na movimentação de volumes em 2024, com a ampliação dos serviços de armazenagem e transporte. O operador logístico pretende movimentar 25 milhões de volumes somente no novo centro de distribuição em Barueri, e espera realizar mais de 2 milhões de entregas até o final de 2024. A empresa agora conta com 24 unidades localizadas nas principais capitais brasileiras, incluindo o novo centro.
Em Barueri, o novo CD está localizado ao lado do Rodoanel.